Arte de matar
O artista de Costa Rica, Guillermo Vargas (apelidado de Habacuc) tem sido o alvo de polêmicas. O que ele fez? Prendeu um cachorro com uma corda no meio de uma galeria em Nicarágua. Sem água ou comida, o cachorro, capturado em um bairro pobre da capital da Nicarágua, morreu. Habucuc chamou isso de “arte”. Isso é criativo? Matar um cachorro de fome? E pior: os visitantes e os organizadores da exposição nada fizeram para impedir que o vira-lata morresse!
Agora, a crueldade tomou conta de discussões na internet e de páginas de blogs. Os “aumigos” e todas as pessoas que repugnam a atitude do artista podem assinar a petição que está rolando online, para que o artista não participe da Bienal Centroamericana Honduras 2008, onde deveria ser um dos representantes da Costa Rica.
“Para mim, o importante é a hipocrisia das pessoas: um animal assim se converte em foco de atenção quando eu coloco num lugar onde as pessoas vão ver arte, mas não quando ele está na rua morto de fome”, afirmou Habacuc.
Animal abandonado tem um montão mesmo. E as pessoas podem, sim, adotar um cão em vez de comprar um. Mas matar um pobre cão para chamar a atenção para o assunto, não, né?!! Há muitas instituições, ONGs e blogs que divulgam a adoção de cães, sem precisar cometer nenhum crime. Veja algumas delas aqui:
Cão sem Dono
Pró Cães