Biblioteca de sementes ou a Arca de Noé Vegetal
Imagine um banco gigantesco construído dentro de uma montanha incrivelmente gelada em uma ilha no norte da Noruega. Agora pense que em vez de dinheiro esse banco guarda … sementes!
O “Global Crop Diversity Trust” (Fundo Global de Diversidade das Sementes) é um banco de sementes que está sendo construído na Noruega, no arquipélago de Svalbard , com a intenção de ser uma espécie de “Arca de Noé”. Serão mais de 4,5 milhões de espécies de todas as partes do mundo.
A idéia do projeto é ter algumas cópias de cada planta para que, caso uma guerra destrua o mundo ou algum espécime entre em extinção, o banco de dados poderá fornecer um back up.
Essa “Arca de Noé” (apelidada também de “Arca do Fim do Mundo”) começou a ser construída em março deste ano e custou aproximadamente US$ 7,7 milhões, de acordo com especialistas. As estruturas já estão erguidas e as câmaras que abrigarão “os sobreviventes” já começaram a ser resfriadas. Espera-se que em fevereiro de 2008 a construção esteja pronta e com as sementes catalogadas e armazenadas.
A temperatura dentro do abrigo ficará entre -18 e -5º C. Mesmo nas épocas em que a região não é tão fria, o local manterá a temperatura ideal graças a refrigeradores gigantes. De acordo com estudos, alguns grãos poderão ficar mais de mil anos armazenados, como os de trigo e arroz.
A escolha do local não foi à toa. Como o arquipélago é próximo ao Pólo Norte, o clima e a geologia são ótimos para esse tipo de armazenamento. Além disso, a área tem baixo nível de radiação, o que possibilita que o DNA das plantas não seja modificado com o tempo.
O projeto conta com a participação do governo de diversos países como Suíça, Canadá, Estados Unidos, Quênia, Inglaterra e Austrália, entre muitos outros. O Brasil foi convidado a participar, mas ainda está estudando a proposta – sendo que a Embrapa tem o 7º maior banco genético do mundo. Só no Brasil existem outros 30 desse tipo.