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Café sustentável

Por Mônica Nunes
Atualizado em 21 dez 2016, 10h25 - Publicado em 4 set 2007, 21h05

Você toma café? Já parou para refletir sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos da(s) sua(s) xícara(s) diária(s)? Tudo bem, pode parecer muita filosofia para um coffee break. Mas, não é não! Cada uma das 365 doses de cafeína consumidas em um ano – para nos despertar todas as manhãs – causa impactos no meio ambiente e na vida das 100 milhões de pessoas envolvidas na produção do café, desde o plantio até a venda. Sabendo isso, você escolheria com mais cuidado o café de cada dia? Consumiria apenas os cafés produzidos com base nas melhores práticas ambientais e que garantissem uma renda digna aos trabalhadores?

Se os cafezinhos certificados viessem com uma “etiqueta de garantia” poderiam exibir algumas que já estão disponíveis no mercado mundial, como:

  • Fairtrade: significa que a produção garante o comércio justo de produtores familiares menos favorecidos;
  • Orgânico: garante, entre outras coisas, que a produção favorece a biodiversidade e tem práticas para melhorar ou conservar a estrutura do solo;
  • Utz Kapeh: a certificação da ONG Utz Kapeh, cujo nome significa “café bom” em Mayan, língua da Guatemala, onde surgiu a iniciativa, se preocupa com boas práticas agrícolas e com o bem-estar do trabalhador de qualquer escala de produção; 
  • Bird Friendly : vê os cafezais como um bom habitat para os passarinhos, além de garantir que o café é produzido sem agrotóxicos e 
  • Rainforest Alliance: os requisitos para ter este certificado é a garantia dos direitos dos trabalhadores e do interesse das comunidades locais, além da preservação da biodiversidade.

Esse mercado de cafés “responsáveis” ainda é bastante restrito, principalmente à Europa e à América do Norte e o custo para obter a certificação é uma das barreiras para os pequenos produtores dos países em desenvolvimento – ou subdesenvolvidos, onde há a maior parte da produção. Mas há coisas importantes acontecendo por aí.

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A Rainforest, por exemplo, já trabalha com grandes empresas, como a Kraft Foods e Procter & Gamble. A rede australiana Gloria Jean’s Coffees anunciou, recentemente, que vai comprar mais café com o certificado da Rainforest Alliance para abastecer suas lojas espalhadas por mais de 30 países. Os grãos têm origem em fazendas na Nicarágua, Brasil, Colômbia e Costa Rica. Este ano, o McDonald´s do Reino Unido passou a vender 100% dos seus cafezinhos com o selo Rainforest. Aqui no Brasil, os cafezinhos do Fran’s Café possuem, entre outros cafés certificados, o Café do Cerrado, que garante boas práticas agrícolas dos produtores da região do cerrado mineiro.

Até agora, a boa procedência do café era garantida somente pela qualidade dos grãos. Agora, a sofisticação no seu consumo também vem das boas práticas socioambientais em sua produção. E, do jeito que brasileiro adora café, não vai demorar muito pra termos boa variedade à disposição. Hummm…

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