Casas econômicas de bambu flutuam em enchentes
Inundação é o desastre mais comum no mundo, segundo a ONU, que acusa o crescimento da população em áreas inundáveis e o agravamento das mudanças climáticas como os principais responsáveis para o aumento, a cada ano, da frequência e da severidade das enchentes. Estima-se que, cerca de 150 milhões de pessoas, principalmente pobres, são prejudicadas por esse desastre natural todos os anos.
No Vietnã, o escritório de arquitetura H&P Architects* propôs uma solução emergencial ecológica para o problema: a construção de casas feitas de bambu, com baixo custo e impacto ambiental, que flutuam na água e mantêm as famílias em segurança.
Batizado de Blooming Bamboo Home, o projeto propõe uma estrutura leve e modular que pode ser construída em apenas 25 dias. Além de garantir resistência à habitação, o bambu a torna mais econômica. Cada casa custa US$ 2 mil – o que equivale a cerca de R$ 4,6 mil!
Os arquitetos garantem a flutuação das habitações em enchentes de até 1,5 metros de altura. Porém, a equipe já está testando um modelo que fique intacto a uma inundação de 3 metros.
É uma boa medida emergencial para evitar mais mortes e perdas econômicas com as enchentes, mas não soluciona o problema. Saiba que, com atitudes simples, você pode ajudar a prevenir alagamentos e enchentes na sua cidade! Basta adotar boas práticas, como:
– não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios, pois os resíduos entopem os bueiros e se acumulam nas galerias subterrâneas, onde escoa a água da chuva;
– não descartar móveis, pneus, galhos de árvores, entulhos e objetos em geral no leito dos rios, já que eles reduzem a área do rio que dá vazão à água, com risco de transbordamento;
– manter o telhado limpo, assim você evita o entupimento das calhas que levam a água aos escoadouros apropriados;
– cultivar um jardim em casa, porque ele ajuda na absorção da água da chuva;
– construir reservatórios para armazenar água da chuva e reutilizá-la.
Para saber mais, consulte o Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável.
Leia também:
Contra a enchente, casas de bambu
São Paulo e as enchentes
Contra a enchente, mais água
Bambu, o poder da simplicidade
Voluntários das enchentes
Enchente nunca mais
A cidade não para, a cidade só cresce
Chove, chuva
A redescoberta do bambu
Bambu, madeira do futuro