PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dia Mundial Sem Compras 2008

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 10h42 - Publicado em 28 nov 2008, 19h07

Chegou o grande dia!

Neste sábado comemora-se o Dia Sem Compras (Buy Nothing Day, em inglês). Como já mostramos no ano passado, o DSC é “o” momento para você refletir sobre seu consumo, suas ações e como você poderá mudar o seu cotidiano a partir daí.

A organização Adbusters (caçadores de anúncios, em tradução livre) organiza, todos os anos, diversas atividades e campanhas como forma de conscientizar a população.

Neste ano, a organização propõe algo, talvez, um pouco inusitado. Além de não se comprar nada durante este fim de semana, por que não desistir da idéia das compras de Natal? Um Natal sem presentes!. Pode parecer idéia de louco, mas considerando a crise financeira mundial, até que o desafio parece um pouco mais fácil.

Continua após a publicidade

Vamos às dicas, então, que a organização dá:

– limite seus presentes a abraços e risadas;

– convide seus amigos e familiares ao desafio, como um meio de se comemorar diferente a festividade católica. Se a situação for muito complicada para os mais velhos e mais novos, tente aplicar um Natal com Menos Compras, aplicando um limite de preço para os presentes para estes membros;

Continua após a publicidade

– tente incentivar os consumidores a parar de comprar. Ofereça sopa, café e um lugar para eles descansaram seus pés enquanto você dá algumas dicas “sem-compras” para eles. Ou, então, use uma fantasia de Jesus e saia questionando no dia em que é comemorado o aniversário do filho de Deus: “O que Jesus compraria?”. Já sabe a resposta, né?

Por falar em consumidores, a organização Bonfire of the Brands (A Fogueira das Marcas) gravou um vídeo que discute o consume a partir da moda. Eles dividem os personagens em “bons” e “maus” consumidores e mostram como este tipo de separação está embutido no sistema capitalista.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=A_ut93YYZu8&hl=pt-br&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

Continua após a publicidade

Eric Britton, do I(nternational) Buy Nothing Day, fez um playlist com alguns vídeos publicados no YouTube que abordam o tema. Vale a pena ver a seqüência, que até engloba a campanha do Adbusters de 2006.

Então, já sabe, neste fim de semana não compre nada!

https://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.