Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em poucas horas, NY transformou pistas automotivas em espaços para pedestres e revolucionou sistema de transportes da cidade

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 7 out 2013, 10h00

sustainable_streets_index_12-img

Ok, a mobilidade urbana está um caos, mas melhorá-la pode ser menos trabalhoso (e mais barato) do que imaginamos. Quer um exemplo? A cidade mais populosa dos EUA, Nova York, conseguiu, em uma noite, devolver parte de suas ruas – que haviam sido tomadas pelos carros – para os pedestres.

A história foi contada por Janette Sadik-Khan, secretária de Transportes da cidade americana, em visita ao Brasil. Segundo ela, em 2002, a infraestrutura de NY estava um caos: 90% do espaço das ruas era ocupado por carros, mas 90% das pessoas estavam insatisfeitas e queriam mais áreas públicas para caminhar e conviver. A solução? Liberar 90% do espaço para os pedestres.

Colocar a ideia em prática parece uma missão impossível, mas – acredite! – foi mais fácil do que você está pensando. Na época, a prefeitura da cidade não tinha dinheiro para grandes obras, o que fez Sadik-Khan sugerir que o espaço dos carros fosse devolvido aos pedestres, apenas, por meio de sinalização.

Continua após a publicidade

Foi o que aconteceu: em uma madrugada, munida de placas e tintas para pintar as pistas, uma equipe da prefeitura devolveu aos pedestres diversos espaços públicos. Entre eles, um canteiro central, no Brookyn, que era usado como estacionamento informal pelos veículos e se transformou em praça de convívio.

A solução de Sadik-Khan era ousada e, portanto, provisória. O acordo era que as ruas poderiam ser devolvidas aos carros, se necessário. No entanto, a resposta da maioria da população foi tão positiva que o governo não teve coragem de voltar atrás. Pelo contrário: a ideia só foi para frente.

Com a mudança, as pessoas passaram a se sentir mais donas das ruas e, consequentemente, tornaram-se mais receptivas a qualquer projeto que previsse livrar a cidade do “carrocentrismo”. Dez anos depois, NY possui centenas de quilômetros de ciclovias e várias faixas exclusivas de ônibus, além de ter reduzido o limite de velocidade dos veículos em 15 km/h, entre outras melhorias.

Continua após a publicidade

É ou não é uma história inspiradora para as nossas grandes cidades? Mudar pode ser mais fácil do que se imagina, ainda mais munidos de uma das principais “armas” dos brasileiros: a criatividade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de NY

Leia também:
Horta urbana aérea: alimentos orgânicos produzidos em prédios de NY
Piscina flutuante que despolui rio vai sair do papel em NY
Maior horta comunitária de NY é inaugurada para combater obesidade
NY quer parque subterrâneo em estação de metrô abandonada
NY ganha estações solares de recarga de celular
Fresh Kills: ele era o maior lixão do mundo
Jardim suspenso

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.