Facebook ganha versão sustentável do Farmville
O Farmville, aplicativo do Facebook em que o usuário é responsável pelo gerenciamento de uma fazenda, ganhou uma versão ecológica: é o Cenários Futuros – Reescrevendo o Amanhã*, em que o internauta deve recuperar uma APP – Área de Preservação Permanente degradada.
O aplicativo funciona nos mesmos moldes do Farmville: o usuário escolhe o que quer plantar no terreno – há vários tipos de árvores para escolher, mas todas, claro, são nativas do bioma onde está localizada a APP – e espera a planta gerar um subproduto (pode ser um fruto, uma muda ou novas sementes), que pode ser doado a um amigo, replantado ou, ainda, comercializado, utilizando a moeda do jogo: a green coin.
Conforme a floresta da APP vai se desenvolvendo, o usuário muda de nível e animais e outras formas de vida vão surgindo na região, espontaneamente – ao contrário do Farmville, em que é preciso comprar os bichos –, transformando-a em um ecossistema com biodiversidade novamente equilibrada.
A ideia do jogo, criado pela OSCIP Cenários Futuros*, é mostrar aos internautas, de forma divertida, a importância da restauração das APPs degradadas, como prevê o atual Código Florestal – e, assim, mobilizar mais pessoas contra a reforma, proposta pelo deputado Aldo Rebelo, que está sendo votada em Brasília e, entre outras mudanças, prevê a redução das APPs. (Saiba mais em: Código Florestal pode gerar apagão hídrico e elétrico)
O aplicativo será lançado, oficialmente, no início de junho, na feira Eco Business, mas já está disponível aqui.
Leia também:
Jumo: rede social de quem quer mudar o mundo
Seja amigo de uma árvore no Facebook
*Aplicativo Cenários Futuros – Reescrevendo o Amanhã
*Cenários Futuros
Siga o Planeta Sustentável: