Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Feias, mas saborosas: mercado francês dá desconto na compra de frutas e verduras imperfeitas

Por Suzana Camargo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 8 jan 2015, 15h39

inglorious_fruits_and_vegetables-ii-625

Levante a mão se você nunca deixou de levar para casa uma cenoura ou pera porque elas não estavam perfeitas. Aparência é tudo na hora da compra na feira e no supermecado. Infelizmente, com esta prática, milhões de toneladas de frutas e vegetais são descartados no mundo todo simplesmente porque apresentam algum defeito. O sabor é o mesmo e a carga nutricional também, mas aquela pequena imperfeição na forma pode fazer com que a verdura vá parar no lixo.

Para dar fim a este enorme desperdício de alimentos, a rede de supermercados Intermarché, na França, lançou a divertida campanha “Les Fruits & Légumes Moches” (As Frutas e os Legumes Feios”) para promover a venda com 30% de desconto destes produtos defeituosos.

As peças publicitárias chamam a atenção pela criatividade ao lembrar o consumidor que a aparência do alimento não fará a mínima diferença no momento de se preparar o suco, a sopa ou o purê de batatas (veja algumas destas peças ao final do texto).

Lançada em 2014, a campanha teve um sucesso arrasador. O estoque das frutas e verduras moches acabaram nos primeiros dias da promoção. O tráfego nas lojas cresceu 24%.

Continua após a publicidade

De acordo com a rede Intermarché, a iniciativa traz ganhos para todos: consumidores compram produtos com a mesma qualidade por um custo menor, agricultores são pagos por frutas e verduras que antes eram descartadas e a empresa aumenta suas vendas.

Segundo a European Comission, só naquele continente 100 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente. Se nada for feito para reduzir estas perdas, a estimativa é que em 2020 este número passe para 126 milhões de toneladas.

A receptividade à campanha do Intermarché foi tão grande que o supermercado lançou ainda uma linha de sopas e sucos feitos com os legumes e frutas imperfeitos. Imperfeitos, mas deliciosos e melhor ainda, mais baratos.

Continua após a publicidade

campanhas-frutas-inglorias-625

Leia também:
Fim ao desperdício de alimentos: conheça a história do Pay as You Feel Cafe
Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório
Google ajuda a diminuir desperdício de alimentos

Imagens: divulgação

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.