iFixit: contra e-lixo, portal ensina internautas a consertar eletrônicos
Celular, MP3, computador, TV, micro-ondas, torradeira… Os aparelhos eletrônicos já são peças constantes na nossa vida, mas vira e mexe dão “tilti” e acabam nos deixando na mão. Pagar por um conserto, muitas vezes, vale menos a pena do que comprar outro aparelho, novinho em folha e ainda mais moderno. Mas descartar o equipamento quebrado só contribui mais e mais para o problema do lixo eletrônico no mundo. Qual seria, então, a melhor atitude a tomar? Aumentar a vida útil do seu aparelho consertando-o você mesmo é a sugestão do portal iFixit*.
Escrito todo em inglês, o site oferece gratuitamente diversos tutoriais que ensinam, por meio de imagens e pouco texto, até o mais leigo dos mortais a consertar, sozinho, o seu aparelho eletrônico – seja ele um liquidificador, uma lava-louças, um videogame, uma câmera digital, um iPhone ou um iPad.
Já para os reparos mais difíceis, o iFixit oferece aos internautas – que também podem participar da produção dos tutoriais, se desejarem – ferramentas que, eles garantem, saem por um preço bem mais em conta do que mandar o aparelho para uma loja especializada.
O portal facilita a vida de muita gente e, ainda, nos ajuda a economizar dinheiro, mas a grande intenção dos criadores do iFixit é reduzir o consumo de produtos eletrônicos – que demandam uma porção de recursos naturais, como água, cobre, petróleo e zinco, para serem fabricados – e, ainda, ajudar a minimizar o e-lixo no planeta, que constantemente é descartado de forma incorreta pela população, ocupando espaço nos aterros sanitários e contaminando o solo e a água. Tudo isso, claro, sem deixar de faturar no final do mês. É ou não é uma boa ideia?
Imagem: Ross/Creative Commons
Leia também:
Celular: inimigo do consumo consciente
As lixeiras do mundo desenvolvido
A maldição do lixo eletrônico
E-lixo Maps mostra postos de coleta mais próximos
Brasil é maior produtor de lixo eletrônico, entre os emergentes