Lixo e arte no mar
Chinelos, garrafas de plástico e de vidro, pneus, embalagens de fast food, redes e outras centenas de objetos são jogados todos os dias pelas pessoas nas praias do mundo inteiro. Todo esse lixo marinho é rapidamente levado pelo mar e, além de emporcalhar o nosso litoral, acaba causando uma série de desequilíbrios ambientais.
Os resíduos podem até sumir do campo de visão de quem não passa da areia, mas basta nadar um pouquinho em direção ao fundo do mar (ou nem isso) para encontrarmos os resquícios da nossa falta de educação. Para provar, o surfista e fotógrafo Andy Hughess documentou, durante 10 anos, todo o lixo marinho que encontrava nas suas manhãs de surf.
O resultado surpreende (veja algumas fotos acima!). O artista encontrou os mais variados objetos e até mesmo uma bolinha de golf foi achada boiando em Cornwall, no litoral da Inglaterra – que é o point favorito de Hughess na hora de surfar.
As melhores fotografias foram catalogadas e publicadas no livro “Dominant Wave Theory”, mas como a ideia é conscientizar a todos, o fotógrafo disponibilizou as imagens no seu site. Vale a pena dar uma olhada!
Crédito das fotos: Andy Hughess/Divulgação