Magrela morro acima!
A desculpa de usar o carro em vez da bicicleta por causa das ladeiras do trajeto não cola há muito tempo – pelo menos para os noruegueses. Há 15 anos, a cidade de Trondheim ganhou o primeiro – e até agora único – “elevador de bicicletas” do mundo.
O ciclista só precisa se posicionar paralelamente ao trilho, a uma distância de 10 cm. O pé esquerdo fica apoiado sobre o pedal esquerdo da bike e o direito – onde fica concentrado todo o peso do corpo – se apóia sobre o anteparo que percorre a fenda. O percurso é feito a uma velocidade de 7,2km/h e o site oficial garante que nunca houve acidentes com o uso do equipamento batizado de Trampe.
A boa ideia rendeu à terceira cidade da Noruega, o maior número de ciclistas do país. Pelas fotos, dá para ver que o mecanismo acabou incentivando as pessoas a também andarem a pé sem precisar fazer muita força na subida.
Além de diminuir os congestionamentos, o Trampe permite que o usuário não chegue a seu destino tão esbaforido ou encharcado de suor. Confira no vídeo o que um país de primeiro mundo pode fazer para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes nas grandes cidades:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JtB8DX70ihM&hl=pt-br&fs=1%5D
Fotos: The Bicycle Lift Trampe