Menos água, energia e sabão para lavar roupa
“Economizar água” virou uma espécie de mantra, tal a falta que faz em várias partes do mundo. E também à ameaça de racionamento em algumas cidades brasileiras. Mas, independente disso, ideias que ajudem a evitar ou reduzir desperdícios são sempre muito bem vindas.
É o caso da máquina de lavar roupa supereconômica criada por pesquisadores da Universidade de Leeds, em 2006, na Inglaterra. Ao utilizar polímeros capazes de remover sujeiras, manchas e odores, ela economiza 90% da água e 50% de energia e de sabão, quando comparadas com modelos tradicionais. Chamada de Xeros*, a tecnologia já é realidade em hotéis e outros serviços de grande escala do país.
Em 2009, os cientistas contrataram uma consultoria para atestar os reais benefícios do protótipo. Eis o resultado: caso todas as máquinas do Reino Unido fossem substituídas pela Xeros, 7 milhões de toneladas de água seriam poupadas todas as semanas e 4.2 milhões de toneladas de carbono deixariam de ser emitidos por ano – o que equivale a emissão total de cerca de 1.4 milhão de carros.
A proposta da máquina é economizar água – obviamente – levando em conta a preservação do meio ambiente – portanto, muito além da água – além de ter mais eficiência e rapidez ao lavar roupa. Pretensões à parte, a economia da conta de luz também está garantida, já que não será mais preciso aquecer tanta água, como acontece com máquinas que têm essa funcionalidade.
Que a nova engenhoca britânica economiza considerável quantidade de água, ok! Mas até que ponto o uso de polímeros é uma alternativa interessante? Os fabricantes garantem que esse material pode ser reutilizado 100 vezes e que já existe tecnologia para reciclá-lo. Além de todos esses benefícios, os polímeros ainda “blindam” as roupas para evitar que manchem. Ou seja, acaba com nosso trabalho de separar peças por cores a cada lavagem!
A Xeros é um grande avanço tecnológico que pode ajudar muito o consumo sustentável de água e energia, só que não há previsão de produção da versão doméstica em escala comercial. Então, para chegar aqui ainda demora muito.
Enquanto isso, veja como funciona essa máquina revolucionária, no vídeo.
Leia também:
Lavar roupas sem sabão!
Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado
24 dicas práticas para o uso consciente da água
Como reaproveitar a água da chuva em residências?
Quer economizar R$ 1.600,00 por ano?
Máquina transforma suor em água potável
Como funciona a máquina de lavar sem água?
Foto: mugley/Creative Commons