Sustentabilidade no tabuleiro
Se você é daqueles que adora jogos de tabuleiro, mas que, no final da brincadeira, acaba brigando com todo mundo porque não gosta de perder, seus problemas de relacionamento estão com os dias contados! A FEA desenvolveu um novo jogo, chamado Negócio Sustentável, em que todos os jogadores devem sair ganhando para que a brincadeira termine.
Assim como no War, cada participante tem um objetivo territorial a cumprir, que é imposto por duas cartas sorteadas no início do jogo. A diferença é que a conquista do território deve ser feita a partir de negociações que, além da vantagem pessoal, levem em conta a sustentabilidade do lugar e o bem-estar das outras regiões do planeta. Ou seja, o vencedor é aquele que conseguir, primeiro, criar um padrão de vida sustentável para todos os participantes.
A ideia é promover uma “coopetição” – competição com cooperação – e, assim, estimular um novo conceito de negócio na cabeça das pessoas, em que o importante não são os lucros pessoais, mas sim conscientes. Isso é, que levem em conta os aspectos econômico, social e ambiental das regiões em que atuam.
Muito além de uma brincadeira, o jogo é uma ótima oportunidade para visualizarmos as consequências de nossas atitudes no mundo, mas com uma vantagem: um erro cometido compromete, apenas, a vitória no jogo e não a nossa qualidade de vida no planeta!
Leia também:
Um jogo para reduzir emissões de carbono