PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Trânsito vira fonte de energia elétrica

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 14h09 - Publicado em 10 mar 2009, 19h30

Já ouviu o ditado “Se você não pode vencê-lo, junte-se a ele”? Uma companhia israelense do setor de energia, chamada Innowattech, parece estar levando a frase a sério. Cansada de ver a situação do trânsito de veículos só piorar no mundo todo, a empresa resolveu dar uma utilidade sustentável (por incrível que pareça!) ao problema.

A técnica é conhecida como piezeletricidade e promete transformar energia mecânica – como aquela que é gerada com o impacto e a pressão dos pneus dos carros no asfalto – em eletricidade. A empresa garante que há, ainda, muitas outras fontes de energia parecidas que desperdiçamos todos os dias, como, por exemplo, o atrito dos aviões nas pistas de pouso e decolagem, dos metrôs sobre os trilhos e, até mesmo, dos pedestres nas calçadas.

Mas, para que o ciclo de conversão de energia seja possível, é necessário a instalação de geradores embaixo do asfalto. Segundo a Innowattech, um trecho de um quilômetro consegue produzir 100 quilowatts de eletricidade – energia suficiente para abastecer cerca de 40 casas. E o melhor é que os horários de rush coincidem com os momentos de pico de energia, o que diminui as chances das pessoas ficarem sem luz.

Nos próximos meses, uma rodovia próxima a Tel Aviv, em Israel, vai ser testada com a nova técnica e, se tudo der certo, em 2010 o mundo vai poder usufruir da novidade para, quem sabe, encontrar no trânsito um pequeno consolo.

Leia também:
Pisada energética

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.