Trânsito vira fonte de energia elétrica
Já ouviu o ditado “Se você não pode vencê-lo, junte-se a ele”? Uma companhia israelense do setor de energia, chamada Innowattech, parece estar levando a frase a sério. Cansada de ver a situação do trânsito de veículos só piorar no mundo todo, a empresa resolveu dar uma utilidade sustentável (por incrível que pareça!) ao problema.
A técnica é conhecida como piezeletricidade e promete transformar energia mecânica – como aquela que é gerada com o impacto e a pressão dos pneus dos carros no asfalto – em eletricidade. A empresa garante que há, ainda, muitas outras fontes de energia parecidas que desperdiçamos todos os dias, como, por exemplo, o atrito dos aviões nas pistas de pouso e decolagem, dos metrôs sobre os trilhos e, até mesmo, dos pedestres nas calçadas.
Mas, para que o ciclo de conversão de energia seja possível, é necessário a instalação de geradores embaixo do asfalto. Segundo a Innowattech, um trecho de um quilômetro consegue produzir 100 quilowatts de eletricidade – energia suficiente para abastecer cerca de 40 casas. E o melhor é que os horários de rush coincidem com os momentos de pico de energia, o que diminui as chances das pessoas ficarem sem luz.
Nos próximos meses, uma rodovia próxima a Tel Aviv, em Israel, vai ser testada com a nova técnica e, se tudo der certo, em 2010 o mundo vai poder usufruir da novidade para, quem sabe, encontrar no trânsito um pequeno consolo.
Leia também:
Pisada energética