Vende-se a Terra!
Prepara-se para uma nova data para as compras. Depois do Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, das Crianças, do Pai e da Mãe, eis que mais uma data pode entrar nesse consumismo desenfreado: o Dia da Terra.
Não, você não leu errado. De acordo com o site AdvertisingAge, o Dia da Terra, que é comemorado em 22 de abril, poderá se tornar um novo Natal em termos de consumo. Tudo por causa da nova tendência verde que assola o mundo.
O princípio é que graças a essa nova onda, as empresas estão investindo pesado no greenwashing para melhorar suas imagens frente aos consumidores. Assim, elas fabricam diversos produtos que tenham a marca “verde” apenas para aumentar as vendas e aproveitar o gancho do Dia da Terra.
Ou seja, em vez das empresas começarem a pensar em ações concretas para se empregar a sustentabilidade em todas as áreas de suas cadeias produtivas, focam apenas em produtos sazonais para que as pessoas comprem mais.
O marketing, com isso, desviará a atenção do principal motivo de existir esse dia, que é pensar em como tornar a Terra mais sustentável. Há, por exemplo, movimentos que tentam conscientizar os políticos sobre a importância de desenvolver projetos voltados a essa área, como o Earth Day.
Esse tipo de ação, além de ir contra à comemoração, também vai de frente aos princípios da própria sustentabilidade. Um dos pilares desse conceito é o consumo consciente. Empresas norte-americanas, como a Banana Republic e Macy’s, estão atrelando ações “verdes” às compras, como doar 1% das vendas a uma instituição ou trocar doações dos consumidores por descontos nas lojas.
Então, prepare-se! Pode ser que nos próximos anos seu orçamento tenha que contemplar um presente para o Dia da Terra.