8 palestras imperdíveis na Campus Party 2013
Começa hoje a sexta edição da Campus Party Brasil 2013, o maior evento de tecnologia, conhecimento e inovação do país. Mais uma vez, o evento traz uma programação diversificada. Serão 12 espaços para atividades (nomeados com nomes de grandes mentes da humanidade, como Sócrates, Galileu e Gutenberg) e um palco principal.
Mas com tanta informação rolando, fica difícil escolher o que assistir. Por isso, separamos 8 palestras bacanas que você não pode perder. E o mais legal, 6 delas serão exibidas (gratuitamente) no site Campus Live. Você pode acompanhar ao vivo da sua casa ou assistir mais tarde tudo o que rolou de importante na Campus Party 2013. Confira nossa lista:
1. BUZZ ALDRIN
Quando?
29 de janeiro (terça-feira), às 13h
Quem é?
O astronauta americano foi o segundo homem a pisar na Lua. Trabalhou na NASA também em projetos de desenvolvimento de técnicas de treinamento para AEV (atividade extraveicular) e de mecanismos de acoplagem para naves espaciais.
Por que assistir?
Se você gosta de astronomia, não pode perder. Aldrin tem muita história para contar, afinal não é todo dia que alguém visita a Lua. Sua palestra é uma das mais esperadas do evento.
2. MARC PRENSKY
Quando?
29 de janeiro (terça-feira), às 19h
Quem é?
É um dos maiores nomes na área de tecnologia e educação no mundo. Escreveu, entre outros, os livros “Teaching Digital Natives” e “Brain Grain: Technology and the Quest for Digital Wisdom”. Neste último, apresenta a tese de que a tecnologia consegue expandir a inteligência humana de uma forma que o cérebro jamais conseguiria fazer sozinho.
Por que assistir?
Todo mundo já ouviu por aí que “as crianças de hoje em dia já nascem sabendo mexer na internet”. Pois é, isso virou senso comum. Agora o grande desafio é saber como educar as crianças sem deixar de lado as novas tecnologias. Prensky deve explorar bastante esse tema.
3. RAINEY REITMAN
Quando?
30 de janeiro (quarta-feira), às 13h
Quem é?
É diretora de ativismo da EFF (Electronic Frontier Foundation), uma organização fundada nos anos 90 para defender direitos dos cidadãos na internet, como a liberdade de expressão e a privacidade.
Por que assistir?
Reitman promete trazer uma das palestras mais instigantes do evento. Além de falar de um tema mais que atual, ela quer despertar o interesse dos campuseiros pela defesa dos direitos humanos no mundo digital.
4. O MARCO CIVIL DA INTERNET
Quando?
30 de janeiro (quarta-feira), às 14h30 (não será transmitido na Campus Live)
Quem é?
Participarão do debate: Manuela d’Ávila, deputada federal; Demi Getschko, considerado um dos “pais” da internet; Guilherme Almeida, assessor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça; Carlos Affonso Pereira de Souza, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Direito Rio e da PUC-Rio; e a mediadora Raquel Gatto, doutora em Direito pela PUC São Paulo.
Por que assistir?
O “Marco Civil da Internet” (apelido do projeto de lei nº 2126) deve ser votado pelo Congresso ainda em 2013. A regulação da internet no Brasil vai afetar a vida de todos os usuários. Nesse debate, especialistas vão tentar explicar o que pode ser afetado e o que deve mudar pra você. E se você está lendo esse post é porque usa a web. E se você usa a web, precisa estar por dentro desse assunto.
5. NOLAN BUSHNELL
Quando?
30 de janeiro (quarta-feira), às 19h
Quem é?
Nolan Bushnell foi o fundador da empresa de jogos Atari em 1972. Por isso, é considerado o “pai da indústria dos videogames”. Também foi consultor de empresas de tecnologia, como a IBM. Agora, trabalha aplicando seus conhecimentos sobre videogames em projetos educacionais inovadores.
Por que assistir?
Bushnell fundou a Atari, uma empresa que revolucionou o mercado mundial. Precisa dizer mais? É palestra obrigatória tanto para os fãs de games quanto para os interessados em empreendorismo e inovação.
6. SALIM ISMAIL
Quando?
31 de janeiro (quinta-feira), às 13h
Quem é?
É diretor-fundador e embaixador global da Singularity University, que funciona no campus da NASA no Vale do Silício. A “Universidade do Futuro”, como também é conhecida, tem sido apontada como pioneira em educação. O jornal inglês The Guardian afirmou que seus estudantes, professores e financiadores são “as pessoas que estão construindo nosso futuro“.
Por que assistir?
Ismail deve falar sobre as principais questões estudadas na Singularity University, como o crescimento exponencial da tecnologia daqui pra frente. Vale pela reflexão sobre o assunto.
7. MARK SURMAN
Quando?
1º de fevereiro (sexta-feira), às 13h
Quem é?
É diretor executivo da Fundação Mozilla e trabalha supervisionando iniciativas que envolvem tecnologia aberta, internet, jornalismo, educação e cinema. Ele participa do projeto “Mozilla WebMaker”, movimento global para transformar usuários da web em produtores da web, e da parceira “Knight Mozilla News Technology”, que quer reinventar o futuro do jornalismo digital.
Por que assistir?
Surman trabalha com projetos de vanguarda na internet. Pode ser que alguns deles não sejam sucessos no futuro, mas os conceitos por trás deles merecem atenção. A palestra é para quem quer pensar sobre o futuro da internet e do acesso às informações na web.
8. PETE LOMAS
Quando?
1º de fevereiro (sexta-feira), às 17h30 (não será transmitido na Campus Live)
Quem é?
É co-fundador e conselheiro da Raspberry Pi Foundation. Ele foi o responsável pelo hardwware final do “Raspberry Pi”, um computador do tamanho de um cartão de débito e de custo barato, e coordena o setor de engenharia da Fundação.
Por que assistir?
Lomas vai contar sobre o desenvolvimento do Raspberry Pi e as perspectivas para o futuro da empresa. Indispensável para quem trabalha com tecnologia e quer inspiração para correr atrás de seus projetos.
Não perca também a participação da equipe do site da SUPER, falando sobre infográficos digitais e muito mais.
Dados do evento:
– Site oficial
– Quando? De 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013.
– Onde? Anhembi Parque, São Paulo/SP. (Avenida Olavo Fontoura, 1.209)
Imagens: WikimediaCommons e CampusParty2013/Divulgação