Cães vs. gatos: de que lado você está?
Cães ou gatos? Qual dos dois animais é o seu preferido? A maioria de nós não precisa pensar muito tempo para responder. Mas ainda há quem tenha dúvidas. Se você é uma dessas pessoas, descubra em quais dos atributos cada um dos animais vence. Se a dúvida persistir depois que você terminar de ler, não se preocupe. Nós também gostamos de cães e gatos do mesmo jeito.
1. Variedade
Cães vencem. Existem mais 200 raças de cachorros e apenas 36 tipos diferentes de gatos.
2. Vida
Gatos têm expectativa de vida de 15 anos. Para os cães, a média varia com o porte: cães grandes não costumam passar de 7 anos, enquanto os pequenos vivem quase tanto quanto os gatos.
3. Faro
Cães têm um faro melhor. Algumas raças possuem quase 300 milhões de células olfativas, enquanto os gatos têm apenas 60 milhões.
4. Audição
Gatos ouvem melhor: captam sons que estejam numa frequência de 45 até 64.000 Hz. Os cães ouvem um pouco menos, de 67 a 45.000 Hz.
5. Domesticação
Os cães foram os primeiros animais domesticados, o que pode ter acontecido há até 14 mil anos. Os gatos foram domesticados há apenas 9 mil anos.
6. População
De acordo com as estatísticas disponíveis para o total de animais domésticos no mundo, os gatos são maioria. Nos EUA, por exemplo, há 82 milhões deles, contra 72 milhões de cães. No Brasil, ocorre o inverso: são 25 milhões de cães, contra 7 milhões de gatos.
Por enquanto, o duelo segue empatado. Quer saber o resultado da batalha em outros quesitos? Compre já a edição especial da SUPERINTERESSANTE. O Livro dos Cães e Gatos já chegou às bancas.
Os cães e gatos que aparecem ilustrando este texto são de leitores da SUPER, que enviaram as imagens pelo Twitter entre os dias 26/09 e 10/10. Algumas foram incluídas na edição de novembro da revista, outras aparecem no especial. As que não couberam lá, colocamos aqui. Confira um slide show com todas as imagens neste link ou veja a galeria na nossa conta do Flickr.