Conheça os newsgames mais bacanas da Super!
Você já ouviu falar em newsgames? Não? Então a gente faz as honras! Os newsgames são jogos online, como o nome já diz, mas com um diferencial: por meio de imagens, sons e dados, esses games explicam e ilustram o que está rolando no mundo de maneira lúdica. Como o próprio nome indica, trata-se de um jogo feito com base em informações e notícias de algo relevante ou de um evento em andamento. O conceito surgiu em 2003 e faz o maior sucesso nos jornais gringos: grandalhões como o El País e The New York Times já são experts em jogos bacanas e noticiosos.
Se você acha que não dá para combinar jornalismo e videogame, pense mais um pouco. De acordo com Howard Finberg, um dos principais nomes em jornalismo online, a retenção de informação em newsgames fica entre 70% e 80% – isso sem contar que os jogos, muitas vezes, podem transportar o jogador para o contexto da notícia com mais êxito do que uma grande reportagem. Um exemplo incrível disso é o jogo Darfur is Dying, da MTV americana. Outro game gringo que vale o clique é o Consumer Consequences, que mede o nível de sustentabilidade da sua vida. Cada jogo tem uma dinâmica e proposta diferente: o melhor jeito de conhecê-los é ir atrás.
E é claro que a SUPER não podia ficar fora da onda dos newsgames! Tem para todos os gostos. Você pode encarnar um soldado brasileiro que caça fascistas na Segunda Guerra ou um policial infiltrado na Máfia. Quem sabe atirar em fantasmas de Lost faça mais o seu tipo, ou talvez desvendar um assassinato seja o tipo de emoção que você está procurando. As possibilidades são muitas!
A SUPER está tão pro em pegar essa onda dos newsgames que até foi destaque na semana web de jornalismo da Editora Abril. Daí, preparamos uma super apresentação explicando a mecânica e a criação dos nossos newsgames. Quer aprender a dropar com a gente? Clica aí!