Fama de mau
A capa desse mês de Aventuras na História não tinha muito erro: era sobre o imperador romano Calígula. Não havia como fugir do retrato do personagem. Por isso, comecei pesquisando as referências históricas dele, que são bem diferentes da imagem que a maioria das pessoas tem, que é a do Calígula louco e depravado do cinema.
Mas, havia outra decisão a tomar: como seria a ilustração, em que estilo, traço, posição, etc. A pesquisa inicial foi esta:
Como Calígula é um personagem polêmico, fiz 2 layouts, focando mais no rosto, pensando em trabalhar com o olhar de mistério. Afinal, talvez seja isso que o diferencie dos outros imperadores: sua fama de mau.
Junto com o editor Alexandre Versignassi, escolhemos a posição do rosto bem de frente (layout da direita), com ele encarando o leitor mesmo.
Depois disso, chamei o ilustrador mais premiado do Brasil, Sattu, que fez o primeiro layout:
Foi que Sattu me entregou o olhar mais sensacional que eu podia imaginar. É amigos, isso era um rafe!
Fiz uns testes com a coloração vermelha, mas achamos que ficou diabólico demais. Então, seguimos no camilho da coloração realista.
Mas esse até aqui, era apenas um homem com um olhar misterioso. Teria que ficar mais claro na capa que se tratava de um romano, e um dos mais importantes da história. Por isso, pedi para o Sattu incluir uma coroa de louros na cabeça dele.
Ainda assim, ficamos na dúvida se só a coroa mostrava a “romanidade” da capa, por isso pedi ainda uma outra opção: com uma taça de vinho.
Então tínhamos essas 2 opções para escolher. Acabamos ficando sem o vinho, com o rosto maior, focando bastante no olhar. Depois da escolha, fizemos os acabamentos finais e a capa que está na banca é essa:
Vocês gostaram?
Renata Steffen
editora de arte
@resteffen