Pesquisadores criam robô humanoide que pode substituir salva-vidas no futuro
Os japoneses já anunciaram a criação de alguns robôs bem bizarros, como uma “mão-robô” que transmite toque e temperatura pela internet e até uma mão robótica que sempre ganha no “pedra-papel-tesoura”. A invenção da vez parece ter um pouco mais de utilidade: o Instituto de Tecnologia de Tóquio desenvolveu um robô humanoide que consegue nadar como um humano.
O protótipo ainda está em sua primeira versão, mas consegue alcançar 0,64 metros por segundo no nado crawl, além de realizar nado de costas e no estilo borboleta. A intenção dos pesquisadores é criar um robô que possa resgastar vítimas de afogamento.
Por enquanto, o “Swumanoid” está sendo usado para encontrar padrões que possam ajudar a melhorar a técnica de um nadador. Afinal, o robô consegue repetir, sem se cansar, os mesmos movimentos diversas vezes. Algo que é um desafio enorme para um nadado.
Veja o vídeo abaixo para ver o “Swumanoid” em ação:
Como quase tudo em robótica, o “Swumanoid” representa um potencial. Quem sabe daqui 10 anos esses robôs não estarão salvando as pessoas no mar?
Via Geekologie
3I/ATLAS: Nasa divulga várias novas imagens do objeto interestelar. Confira
4 filmes para entender a ditadura no Brasil
“Feijoada foi inventada por escravizados” e outros 8 mitos sobre a história das comidas
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Guaxinins estão começando a apresentar sinais de domesticação, diz estudo







