Projeto quer levar você para viajar a bordo de uma nuvem
Ficar “com a cabeça nas nuvens” pode deixar de ser apenas uma metáfora em breve. É que tem um pessoal querendo te levar para dar um passeio a bordo de uma nuvem. Ok, não é uma nuvem de verdade. Mas é como se fosse. Entenda.
O projeto Passing Cloud é um conceito criado pelo arquiteto Tiago Barros. A inspiração veio das nuvens que passeiam a esmo pelo céu, para onde o vento levar. Trata-se de um zeppelin gigante de nylon no formato de uma nuvem fofinha. Os passageiros sobem e ficam ali, curtindo a viagem flutuante e olhando o chão passar lá embaixo – seja lá qual for o chão, visto que a nuvem genérica também não tem itinerário.
“Por que viajar em alta velocidade? Por que ter sempre um destino final definido? Por que sempre partir e chegar em um cronograma apertado?”, diz Barros no resumo do projeto. “É hora de reconsiderar o ato de viajar e começar a aproveitá-lo de modo apropriado. (…) A jornada passa a ser o seu destino“.
No site que explica o conceito ainda não há muitas informações sobre como os passageiros vão fazer para evitar o frio que pode fazer lá no alto ou respirar no ar rarefeito. Pelas imagens, também não dá para garantir que a viagem é segura. Mas confessa aí: você até que curtiu a ideia de andar nas nuvens, certo? O conceito está inscrito em uma competição de design no Instituto Van Alen (Nova York).
Será que sai do papel?
Imagem: Cargo Collective