Zé Maria (PSTU)
Nascimento: 02 de outubro de 1957 (42 anos), Santa Albertina, interior de São Paulo
Partido: Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Vice: Cláudia Alves Durans (PSTU)
Previsão de gastos na campanha: R$ 300 mil
Patrimônio: Zé Maria: R$ 16 mil; Cláudia Durans (vice): informou não possuir bens.
SOBRE
Metalúrgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU.
PLANO DE GOVERNO
Defendendo um programa socialista e fazendo severas críticas a Lula, José Serra, Marina Silva e os outros candidatos “ligados a burguesia”. O eixo de seu programa é a luta contra os interesses das grandes empresas e bancos, defendendo uma política de apoio irrestrito aos trabalhadores. Defende reajuste mensal de salários e redução da jornada de trabalha sem reduzir salários.
– Deixar de pagar a dívida pública, reorientar os gastos para garantir os direitos e necessidades sociais da maioria da população e romper com o FMI.
– Reforma no sistema de tributos, que devem recair sobre as grandes empresas, bancos e os mais ricos.
– Congelamento dos preços, tarifas e mensalidades escolares;
– Plano de obras públicas para conter o desemprego que tenha como objetivo a construção massiva de casas populares, hospitais, escolas e universidades, estradas, ferrovias, meios de transportes
– Propõe que todas as terras do país sejam propriedade do Estado, mas garantindo o pedaço de terra para quem nela queira trabalhar. Haverá um redirecionamento da produção de forma a atender às necessidades da população e não do mercado. 0 Estado deve garantir os investimentos necessários para a produção de máquinas e implementos agrícolas; garantir crédito barato para os pequenos agricultores;
OUTROS CANDIDATOS
Dilma Vana Rousseff (PT)
José Serra (PSDB)
Marina Silva (PV)
Plínio Soares de Arruda Sampaio (PSOL)
José Levy Fidélix da Cruz (PRTB)
José Maria Eymael (PSDC)
Ivan Martins Pinheiro (PCB)
Rui Costa Pimenta (PCO)