20 traições imperdoáveis do cinema (com spoilers)
De intrigas amorosas a intrigas internacionais, o cinema está repleto de traições – segundo o IMDb, a temática aparece em mais de 2.000 filmes. Entre as que motivam o herói a salvar o dia e aquelas responsáveis por grandes reviravoltas, listamos 20 traições cinematográficas marcantes.
Para garantir que nenhum leitor tome um spoiler indesejado (nada de mais traições por aqui!), a descrição encontra-se escrita em letras brancas. Para ler, é só selecionar o texto abaixo dos títulos:
1. A Sombra de uma Dúvida (1943)
Alfred Hitchcock causa tensão no público até mesmo em dramas familiares. Não apenas a jovem Charlotte descobre que seu adorado tio Charlie é responsável pelo assassinato de três ricas viúvas, mas quase se torna uma de suas vítimas ao descobrir seu secreto passado criminoso.
2. Acossado (1960)
Primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard e ícone da nouvelle vague, Acossado conta a história de Michel, um pequeno criminoso que, depois de roubar um carro e atirar em um policial, passa a fugir da polícia. Ele busca a ajuda de sua namorada americana, Patricia, que o esconde em seu apartamento em Paris sem saber do crime. A jovem aspirante a jornalista está pronta para fugir com Michel quando descobre a verdade e, dividida, acaba traindo seu amante.
3. Três homens em conflito (1966)
O Bom, o Mau e o Feio buscam um tesouro. Tuco, o Feio, é procurado pela lei. Seu parceiro, Blondie (o Bom?), o entrega à polícia para ganhar a recompensa por sua captura. Traição? Ainda não. Blondie, um criminoso de bom coração, salva Tuco e divide com ele o dinheiro. É só depois que Blondie se cansa do parceiro e o abandona no deserto sem água. E há muito mais conflito (e traições) por vir depois que o Mau entra na equação.
4. Laranja Mecânica (1971)
Ultraviolência e traição. No clássico de Stanley Kubrick, Alex DeLarge e seus droogs formam uma gangue que não hesita em matar, roubar e violentar. Tudo vai “bem” até que os comparsas resolvem se vingar das humilhações a que são submetidos por seu líder: em um de seus truques, os droogs traem, nocauteiam e abandonam Alex, logo quando a polícia chega para prendê-lo.
5. O Poderoso Chefão (1972)
Traição é uma palavra que faz parte do manual de todo mafioso. Em O Poderoso Chefão, a famiglia Corleone é traída pelo menos três vezes: por Paulie Gatto, que falta propositalmente ao trabalho de guarda-costas no dia em que Don Vito sofre um atentado; por Carlo Rizzi, marido de Connie, que entrega Sonny aos rivais; e por Sal Tessio, que marca um encontro suspeito após a morte de Don Corleone.
6. Golpe de Mestre (1973)
No mundo do crime, lealdade é um termo relativo. Dois vigaristas, Luther Coleman e Johnny Hooker, enganam o capanga de um chefão da máfia, roubando o dinheiro que ele carregava. Depois de perder seu parceiro, assassinado pelo chefão Doyle Lonnegan, Hooker se junta a Henry Gondorff para conduzir um golpe de mestre e enganar novamente a máfia.
7. Ran (1985)
Inspirado na peça King Lear, de William Shakespeare, o longa de Akira Kurosawa conta a história de Hidetora, chefe do clã dos Ichimonjis, que decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos – Taro, Jiro e Saburu – mantendo o título e condição de grão-senhor. Quando Saburo alerta o pai dos perigos de confiar na prole, Hidetora condena seu ato de rebeldia e o bane pela traição. Mal sabia ele que seus outros dois filhos seriam os responsáveis por trair sua confiança e conduzir a família a um caminho de destruição.
8. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
Indiana Jones descobre que a bela Dra. Elsa Schneider, com quem vinha arriscando o seu pescoço na busca pelo Santo Graal, é na verdade uma espiã nazista. A loira só foi para cama com Jones para conseguir informações privilegiadas. Ainda pior, ela dormiu também com o papai de Indiana, Henry Jones. Um assunto a ser evitado nos jantares familiares.
9. Os Bons Companheiros (1990)
Até onde se lembra, Henry Hill sempre quis ser um gângster. Mas isso não impede que ele aceite salvar o próprio pescoço depois que a carreira dos sonhos mostra ser menos bacana do que imaginava. Henry testemunha contra todos os seus (bons?) companheiros de máfia em troca de um passe livre da prisão.
10. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)
Dennis Nedry, técnico em informática do parque temático, trai a empresa (e a humanidade) quando resolve roubar embriões dos dinossauros e vendê-los a um rival. Sua empreitada causa uma falha na segurança do parque, que desativa as cercas elétricas que mantinham os dinossauros presos. Ops.
11. O Rei Leão (1994)
Em uma sequência traumática para muitas criancinhas, o Rei Mufasa cai em uma emboscada fatal orquestrada por seu proprio irmão, Scar, que quer o reino para si. Não bastasse o assassinato cruel, Scar ainda deixa que Simba, o herdeiro legítimo de Mufasa, se sinta responsável pela morte do pai e fuja. Para “resgatá-lo”, Scar envia um grupo de hienas famintas. E você aí pensando que tinha problemas familiares.
12. 007 contra Goldeneye (1995)
Logo no início do filme, acompanhamos os colegas James Bond e o Agente 006, Alec Trevelayan, em uma missão no interior de uma fábrica soviética de armas químicas. O plano de destruir o local dá errado, no entanto, e 006 é morto pelo impiedoso general Ourumov. Só que não. Nove anos depois, Bond descobre que seu antigo colega não apenas está vivo como também lidera o plano de usar o satélite Goldeneye para causar um caos financeiro global.
13. Matrix (1999)
Depois de aceitar tomar a pílula vermelha e conhecer a verdade sobre o mundo real e a Matrix, a vida do escolhido Mr. Anderson nunca mais foi a mesma. Não bastasse descobrir que tudo que conhecia era uma mentira, Neo ainda precisa lidar com a traição de um de seus coleguinhas. Cypher, membro da equipe de Morpheus, faz um acordo com os Agentes e entrega o grupo de rebeldes em troca de ser reconectado à Matrix.
14. Kill Bill (2003-2004)
É uma traição que faz com que a Noiva, Beatrix Kiddo, saia em uma sua jornada sangrenta por vingança. Depois de descobrir que está grávida do seu chefe e amante, Bill, Beatrix resolve abandonar a vida criminosa e fugir para o Texas. No dia de seu casamento, o enciumado Bill e seu Esquadrão Assassino de Víboras Mortais conduzem o massacre que coloca a Noiva em coma.
15. Match Point – Ponto Final (2005)
Traição é o que não falta no drama de Woody Allen. O ex-jogador de tênis Chris, noivo de Chloe e protegido de sua rica família, passa a ter um caso com Nola, a namorada de seu cunhado. Não bastasse a infidelidade dupla, Chris assassina Nola quando ela ameaça revelar o affair.
16. Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
Se rendendo ao Lado Negro da Força sob a influência do Chanceler Palpatine (o infame Darth Sidious), Anakin Skywalker trai a Ordem Jedi assassinando as criancinhas aprendizes e desarmando Mace Windu, membro do Conselho Jedi, que cai para a sua morte. “Daqui em diante, serás conhecido como Darth Vader!”, exclama Palpatine.
17. Os Infiltrados (2006)
Único remake de um filme estrangeiro a ganhar o Oscar de Melhor Filme, o longa de Martin Scorsese tem personagens que levam uma perigosa vida dupla: o policial William Costigan está infiltrado na máfia, enquanto o criminoso Colin Sullivan adentra a polícia para obter informações. A revelação destas traições tem um final nada feliz.
18. Desejo e Reparação (2007)
Enciumada e confusa depois de descobrir que sua irmã mais velha, Cecília, estava tendo um caso com Robbie, o filho do caseiro, a escritora amadora Briony Tallis abusa da ~liberdade poética~ e acusa o jovem de ter estuprado uma prima da família. A mentira não apenas arruina o romance, mas tem impactos dramáticos na vida de todos.
19. A Rede Social (2010)
“Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos” – principalmente se trair seus colegas ao longo do caminho. Depois de criar o Facebook, Mark Zuckerberg é processado pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, que acusam Mark de roubar sua ideia para a criação da rede, e pelo co-fundador da empresa e sócio, Eduardo Saverin, que viu sua parte no negócio ser diluída a uma ínfima fração depois de um acordo desleal.
20. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Bruce Wayne mexeu com a família errada. Depois de enfrentar a Liga das Sombras, comandada por Ra’s Al-Ghul, em Batman Begins, o Morcego precisa lidar com um acerto de contas organizado por Miranda, filha do vilão. Depois de se aproximar de Bruce e ganhar sua confiança, ela se revela a grande arquiteta do novo plano de destruição de Gothan. Uma facada nas costas do morcego – literalmente.
Via Total Film.