7 rivalidades importantes para a história do esporte
Cada ponto conta. Cada centímetro faz a diferença. Cada manobra pode ser decisiva. Quando a competição é entre grandes campeões, até pequenos detalhes podem ajudar a definir quem sai vencedor do confronto. E a rivalidade é um fator considerável nessa equação. Entre centenas de embates históricos, relembre 7 importantes rivalidades na história do esporte:
1. Ayrton Senna x Alain Prost
No emocionante jogo de ultrapassagens da Fórmula 1, uma dupla em especial ficou marcada pelos confrontos nada amigáveis dentro e fora das pistas: Ayrton Senna e Alain Prost são os protagonistas de uma das maiores rivalidades do esporte. As disputas entre os dois começaram quando o jovem piloto brasileiro ingressou na McLaren em 1988 para ser o companheiro de Prost, uma combinação que, de cara, não deu certo, mas pegou fogo mesmo no ano seguinte. A competitividade entre a dupla era tão intensa que a situação se tornou insustentável, e o francês até trocou de equipe, passando a correr pela Ferrari. As emocionantes disputas só tiveram fim em 1993, quando Prost se aposentou pela Williams e abriu espaço para Senna finalmente trocar a McLaren pela escuderia inglesa.
2. Pete Sampras e Andre Agassi
Os amantes do tênis na década de 1990 tiveram a chance de acompanhar os embates épicos entre Andre Agassi e Pete Sampras. Com estilos de jogo diferentes – Agassi era especialista no jogo de fundo de quadra, enquanto Sampras era um especialista no jogo de saque e voleio -, a rivalidade dos dois só adicionava emoção às partidas que disputaram. Entre os anos 1989 e 2002, eles se enfrentaram 34 vezes, com 20 vitórias de Sampras e 14 de Agassi. Em Grand Slams, a vantagem de Sampras é maior: ele venceu 4 das 5 finais que disputaram. O último embate oficial entre os dois foi a final do US Open de 2002, com vitória de Sampras na sua última partida antes da aposentadoria.
3. Maria Esther Bueno e Margaret Court
Muito antes de Gustavo Kuerten brilhar pelas quadras de Roland Garros e alcançar o primeiro lugar do ranking mundial, uma brasileira fez bonito pelas quadras de tênis mundo afora. No final dos anos 1950 e nos anos 1960, a paulista Maria Esther Bueno venceu sete Grand Slams na categoria simples – entre eles, três títulos no tradicional torneio de Wimbledon. Mas talvez o seu maior desafio tenha sido enfrentar a lendária tenista australiana Margaret Court, que obteve 24 vitórias em torneios de simples. A rivalidade entre as duas chegou até à final do mais antigo torneio de tênis, onde se enfrentaram duas vezes e com uma vitória para cada lado.
4. Muhammad Ali e Joe Frazier
(foto: John Shearer, via)
Quem é fã de boxe deve saber de cor todos os detalhes dos combates entre esses dois grandes ídolos dos ringues. Cassius Clay, o lendário lutador que passou a ser conhecido como Muhammad Ali ao se converter ao islamismo, estava invicto até bater de frente com Joe Frazier. No primeiro confronto entre os dois, realizado em 1971 e considerada a luta do século, foi Frazier quem saiu vitorioso. Na primeira revanche, em 1974, Muhammad Ali levou a melhor e empatou a disputa entre os dois. No ano seguinte, o lendário lutador derrotou Frazier pela segunda vez e manteve os títulos mundiais da categoria peso-pesado.
5. Kelly Slater e Andy Irons
Considerado o maior surfista de todos os tempos e maior vencedor da história do surf, Kelly Slater enfrentou um rival à sua altura: o havaiano Andy Irons, que conquistou três títulos mundiais entre 2003 e 2005. Mas, apesar de disputarem emocionantes e acirradas baterias nas competições pelas praias do mundo, a maré sempre esteve tranquila entre os dois pessoalmente – Slater e Irons sempre foram grandes amigos longe das competições.
.
6. Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan
A década de 1980 e o começo dos anos 1990 foram períodos de ouro para o basquete estadunidense. Entre os grandes nomes do período, Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan proporcionaram aos fãs do esporte momentos inesquecíveis e se consagraram entre os principais nomes do esporte. Enquanto Bird liderou o Boston Celtics durante três títulos, Magic Johnson ajudou os Lakers a vencerem cinco vezes o torneio da NBA. Michael Jordan, por sua vez, venceu a competição seis vezes com o Chicago Bulls.
7. Carl Lewis e Ben Johnson
Se hoje ninguém supera Usain Bolt, na década de 1980 o nome do momento era Carl Lewis. O velocista americano ganhou 10 medalhas olímpicas, sendo 9 delas de ouro. Mas, nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, seu reinado nos 100m ficou em segundo no pódio: o canadense Ben Johnson cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Só que, como toda trajetória heróica merece algumas páginas de drama, Johnson foi pego no exame antidoping e, poucas horas após o final da prova, Lewis recuperou a medalha de ouro.