Rumo a 2013: 10 filmes imperdíveis do ano que vem
Por Marcelo Hessel, do Omelete
Colaboração para a SUPERINTERESSANTE
Já tirando da frente os filmes do Oscar e as estreias deste fim de ano que só chegam ao Brasil em janeiro, 2013 tem muitas promessas pela frente nos nossos cinemas – e algumas potenciais surpresas também. Bons ou não, os filmes abaixo vão render muito debate.
1. Carrie – A Estranha (15 de março)
Já pelo trailer (que termina incendiário) tudo indica que o remake de Carrie é mais fiel ao romance de Stephen King do que ao filme de Brian De Palma. Chloe Moretz, a Hit-Girl de Kick-Ass, protagoniza a refilmagem, que tem direção de Kimberly Peirce, de Meninos Não Choram. Combinação interessante.
2. To the Wonder (12 de abril)
Se A Árvore da Vida foi um filme-evento em 2011, nada impede que o mais recente longa de Terrence Malick gere o mesmo boca-a-boca. Desta vez as metafísicas sobre a infância (e os dinossauros) dão lugar a um triângulo amoroso e pensatas sobre fé e o sentido da vida, com muita paisagem e um ou outro diálogo entre Ben Affleck, Olga Kurylenko e Rachel McAdams.
3. After Earth (7 de junho)
M. Night Shyamalan parte para a franca aventura de ficção científica, com Will Smith e Jaden Smith, pai e filho, caídos na Terra depois de um acidente com sua nave espacial. Estariam eles no passado ou no futuro? Há elementos de Planeta dos Macacos aí, mas Shyamalan diz que o filme é mais uma mistura de A Árvore da Vida e Jurassic Park. Vamos pagar para ver.
4. O Grande Gatsby (14 de junho)
Depois de transformar Romeu e Julieta em ópera teen, o diretor de Moulin Rouge, Baz Luhrmann, volta a trabalhar com Leonardo DiCaprio na adaptação de um dos grandes clássicos da literatura americana. A melancolia trágica do romance de F. Scott Fitzgerald deve ser amplificada com música pop e efeitos em 3D, no que promete ser o acontecimento fashionista do ano.
5. Quando Eu Era Vivo (junho)
O primeiro longa-metragem solo do diretor Marco Dutra (que assinou Trabalhar Cansa com Juliana Rojas), estrelado por Sandy e Antônio Fagundes, vai chocar a nação. Se Trabalhar Cansa já misturava drama de classe média com filme de horror, esta adaptação do romance A Arte de Produzir Efeito sem Causa, de Lourenço Mutarelli, investe de cabeça no macabro à la O Iluminado e tende a mudar – agora pra valer – a imagem que as pessoas fazem da filha do Xororó.
6. O Homem de Aço (12 de julho)
Depois do filme de Bryan Singer, excessivamente reverente ao Superman de Christopher Reeve, o diretor Zack Snyder assume a missão de adequar o super-herói ao gosto da geração pós-Cavaleiro das Trevas – embora o vilão escolhido, o General Zod, tenha, também, uma ligação com o Superman dos anos 1980. Não deve haver em 2013 uma incógnita nerd maior que este filme.
7. Pacific Rim (9 de agosto)
Robôs gigantes se banalizaram depois de Transformers, mas o diretor Guillermo Del Toro promete retomar as raízes do gênero kaiju (os monstros gigantes do cinema japonês) neste seu primeiro potencial blockbuster para todas as idades, meio Evangelion, meio Power Rangers. Não vão faltar as referências mais básicas do gênero, desde ataques a Tóquio até punhos-foguetes.
8. Elysium (16 de agosto)
Wagner Moura faz sua estreia em Hollywood no novo filme futurista do diretor de Distrito 9, Neill Blomkamp. Em uma Terra ocupada pelas minorias, em linhas gerais, o brasileiro interpreta um traficante de armas e chefe de favela que ajuda Matt Damon a invadir a nave onde confortavelmente vivem os poucos privilegiados que escolheram abandonar o castigado planeta. Contra eles está o personagem de Sharlto Copley (protagonista de Distrito 9), um mercenário samurai ciborgue – o que por si só já torna Elysium imperdível.
9. Oldboy (11 de outubro – nos EUA)
Por anos Hollywood planejou refilmar o longa de vingança sul-coreano de Park Chan-wook (que por sua vez era baseado num mangá homônimo). Quem acabou assumindo a tarefa foi Spike Lee, cineasta que sempre consegue imprimir sua assinatura nos mais variados projetos. Vamos ver se permanecerão nesta refilmagem o polvo vivo, as marteladas e outras imagens de impacto que tornaram Oldboy tão popular.
10. The World’s End (25 de outubro – nos EUA)
O apocalipse continua em 2013. Dos filmes que ainda exploram o tema, The World’s End promete ser o mais divertido, com o diretor Edgar Wright e os atores Simon Pegg e Nick Frost encerrando a “trilogia dos gêneros” (eles homenagearam os filmes de zumbi em Todo Mundo Quase Morto e os policiais em Chumbo Grosso) num filme-de-travessia na forma de maratona de pubs. Sereias, zumbis e números musicais no menu. O último bar da noite de beberagem, como não deixaria de ser, é o que dá nome ao filme: O Fim do Mundo.