1. Belgian Comic Strip Center
Onde: Bruxelas, Bélgica
Montado em uma antiga loja de departamentos, o Belgian Comic Center é um dos maiores museus europeus de quadrinhos. Embora o foco sejam as obras francesas, holandesas e belgas, o local traz exposições itinerantes regularmente, destacando trabalhos de outras regiões. Ah, e vale uma dica: se estiver em Bruxelas, não deixe de dar um pulo no Musée Hergé, um museu totalmente dedicado à obra do criador de Tintim.
2. Bletchley Park Computer Museum
Onde: Bletchley, a uma hora de Londres
Uma antiga mansão comprada pelo exército britânico antes da 2ª Guerra Mundial. Nela trabalhou o matemático inglês que inspirou a história do filme O Jogo da Imitação, Alan Turing. Ele foi responsável por decifrar a criptografia da Enigma – o mais famoso método de transmissão de mensagens do exército alemão no conflito.
A mansão foi transformada em museu e hoje exibe a história dos trabalhos e métodos utilizados na decifragem dos códigos. Entretanto, como a maioria dos objetos usados por Turin foi destruída após a guerra, a instituição conta com réplicas funcionais dos aparelhos – incluindo uma do Colossus, o primeiro computador eletrônico da história.
O museu também conta com modelos dos primeiros computadores e de outros aparelhos tais como telefones, calculadoras, monitores, teclados, etc. E para melhorar ainda mais, no espaço ainda há uma seção dedicada apenas aos games!
3. Museu de Videogames de Berlim
Onde: Berlim
Quase todo geek que se preze adora videogames. Para estes, o lugar perfeito para visitar é o Museu de Videogames de Berlim. Reaberto ao público em 2011, o espaço conta com jogos desde as primeiras gerações até os mais modernos consoles. O museu ainda conta com muitas informações técnicas como fotos, entrevistas com desenvolvedores e estudos sobre o mercado. Além disso, para a alegria de muitos, é possível jogar praticamente todos os jogos que estão expostos.
4. Charles Darwin’s Home (Down House)
Onde: interior de Londres, Inglaterra
A antiga casa do naturalista inglês Charles Darwin e sua família foi transformada em um museu e é atualmente aberta ao público. O local é famoso por ter abrigado o cientista enquanto ele escrevia seu renomado livro A Origem das Espécies, no qual apresentou sua Teoria da Evolução. A casa possui um grande jardim externo e também é possível visitar os cômodos e ver os objetos pessoais da família.
5. Museu da Ilustração
Onde: Nova York
O museu da sociedade americana de ilustradores está localizado em Midtown Manhattan. Em 2012, foi incorporado a seu acervo (que já continha mais de 2 mil obras dos maiores ilustradores americanos) a coleção do Museum of Comic and Cartoon Art (MoCCA), que abrange HQs, graphic novels, animes, tirinhas e charges. Ademais, todo ano, no mês de abril, acontece no museu o MoCCA Fest, um super evento que reúne artistas consagrados, iniciantes e apreciadores de quadrinhos.
6. Catavento
Onde: São Paulo
Dividido em 4 seções (universo, vida, engenho e sociedade), o museu Catavento oferece uma experiência inédita a cada visita. Com diversas atrações interativas, a instituição permite que se aprenda e se divirta ao mesmo tempo. Com um acervo que dispõe desde um aparelho para ouvir sons interplanetários até um borboletário, o museu é uma ótima pedida para os aficionados por ciências.
7. The Beatles Story
Onde: Liverpool, Inglaterra
All you need is this museum! Os fãs da banda não podem deixar de visitar essa atração. Seguindo uma ordem cronológica que vai desde a infância dos integrantes da banda até as carreiras solo de John, Paul, Ringo e George, a exposição recria locais que marcaram a história dos Beatles, além de expor fotos, cartazes, figurinos, capas de disco e tudo mais relacionado ao grupo.
Fotos: Jim Bowen, Adam Foster, Thomas Quine, Nacho Pintos, Society of Illustrators, Marcio Okabe, Jennifer Boyer