PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

7 museus nerds para conhecer antes de morrer

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 set 2024, 11h32 - Publicado em 20 jan 2016, 16h48

marianna_ribeiro



1. Belgian Comic Strip Center
Onde: Bruxelas, Bélgica

museus_belgianstrip

Montado em uma antiga loja de departamentos, o Belgian Comic Center é um dos maiores museus europeus de quadrinhos. Embora o foco sejam as obras francesas, holandesas e belgas, o local traz exposições itinerantes regularmente, destacando trabalhos de outras regiões. Ah, e vale uma dica: se estiver em Bruxelas, não deixe de dar um pulo no Musée Hergé, um museu totalmente dedicado à obra do criador de Tintim.

2. Bletchley Park Computer Museum
Onde: Bletchley, a uma hora de Londres

museus_bletchley

Continua após a publicidade

Uma antiga mansão comprada pelo exército britânico antes da 2ª Guerra Mundial. Nela trabalhou o matemático inglês que inspirou a história do filme O Jogo da Imitação, Alan Turing. Ele foi responsável por decifrar a criptografia da Enigma – o mais famoso método de transmissão de mensagens do exército alemão no conflito.

A mansão foi transformada em museu e hoje exibe a história dos trabalhos e métodos utilizados na decifragem dos códigos. Entretanto, como a maioria dos objetos usados por Turin foi destruída após a guerra, a instituição conta com réplicas funcionais dos aparelhos – incluindo uma do Colossus, o primeiro computador eletrônico da história.

O museu também conta com modelos dos primeiros computadores e de outros aparelhos tais como telefones, calculadoras, monitores, teclados, etc. E para melhorar ainda mais, no espaço ainda há uma seção dedicada apenas aos games!

3. Museu de Videogames de Berlim
Onde: Berlim

Continua após a publicidade

museus_berlimvideogame

Quase todo geek que se preze adora videogames. Para estes, o lugar perfeito para visitar é o Museu de Videogames de Berlim. Reaberto ao público em 2011, o espaço conta com jogos desde as primeiras gerações até os mais modernos consoles. O museu ainda conta com muitas informações técnicas como fotos, entrevistas com desenvolvedores e estudos sobre o mercado. Além disso, para a alegria de muitos, é possível jogar praticamente todos os jogos que estão expostos.

4. Charles Darwin’s Home (Down House)
Onde: interior de Londres, Inglaterra

museus_charlesdarwin

Continua após a publicidade

A antiga casa do naturalista inglês Charles Darwin e sua família foi transformada em um museu e é atualmente aberta ao público. O local é famoso por ter abrigado o cientista enquanto ele escrevia seu renomado livro A Origem das Espécies, no qual apresentou sua Teoria da Evolução. A casa possui um grande jardim externo e também é possível visitar os cômodos e ver os objetos pessoais da família.

5. Museu da Ilustração
Onde: Nova York

museus_americanillustration

O museu da sociedade americana de ilustradores está localizado em Midtown Manhattan. Em 2012, foi incorporado a seu acervo (que já continha mais de 2 mil obras dos maiores ilustradores americanos) a coleção do Museum of Comic and Cartoon Art (MoCCA), que abrange HQs, graphic novels, animes, tirinhas e charges. Ademais, todo ano, no mês de abril, acontece no museu o MoCCA Fest, um super evento que reúne artistas consagrados, iniciantes e apreciadores de quadrinhos.

Continua após a publicidade

6. Catavento
Onde: São Paulo

museus_cataventocultural

Dividido em 4 seções (universo, vida, engenho e sociedade), o museu Catavento oferece uma experiência inédita a cada visita. Com diversas atrações interativas, a instituição permite que se aprenda e se divirta ao mesmo tempo. Com um acervo que dispõe desde um aparelho para ouvir sons interplanetários até um borboletário, o museu é uma ótima pedida para os aficionados por ciências.

7. The Beatles Story
Onde: Liverpool, Inglaterra

Continua após a publicidade

museus_beatlesstory

All you need is this museum! Os fãs da banda não podem deixar de visitar essa atração. Seguindo uma ordem cronológica que vai desde a infância dos integrantes da banda até as carreiras solo de John, Paul, Ringo e George, a exposição recria locais que marcaram a história dos Beatles, além de expor fotos, cartazes, figurinos, capas de disco e tudo mais relacionado ao grupo.

Fotos: Jim Bowen, Adam Foster, Thomas Quine, Nacho Pintos, Society of Illustrators, Marcio Okabe, Jennifer Boyer

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.