Quem nunca, ao fazer uma pesquisa no Google, se deparou com o logotipo da página e deixou de lado o que estava fazendo para saber mais sobre o que se tratava? Pois bem, é assim que os mais variados tipos de doodles fazem sucesso no mundo inteiro.
Mas afinal, o que é um doodle? A palavra vem do inglês e significa “rabisco”. A ideia de estilizar o famoso logotipo da empresa não é novidade: em 1998, ano de fundação do Google, seus criadores, Larry Page e Sergey Brin (geralmente chamados de The Google Guys) resolveram modificar o logo colocando uma figura atrás do nome da companhia para celebrar o Burning Man Festival e mostrar, de uma maneira cômica, que os funcionários não estavam trabalhando. A partir daí, a empresa decidiu redesenhar seu logo com frequência, a fim de celebrar importantes datas e acontecimentos.
Atualmente, há uma equipe inteira composta por artistas gráficos e engenheiros dedicada a essa estilização. São os chamados doodlers, que realizam diversas reuniões ao longo do ano para decidir quais datas devem ser homenageadas, que podem ser desde datas comemorativas internacionais (como o Natal), ou até eventos locais, como o Dia da Batata, comemorado no Peru.
E o mais interessante é que esses doodles podem ser sugeridos pelos próprios usuários do buscador. Basta enviar um e-mail para proposals@google.com e torcer para que eles aprovem sua ideia!
Ao longo dos anos, mais de mil brincadeiras como essas passaram pela página inicial do Google. A forma mais comum é um desenho que remete ao logo original da empresa, mas com elementos que caracterizam o evento celebrado. Mesmo assim, os doodles podem vir em forma de vídeo, enigma ou jogo. o Google disponibiliza todos os doodles já exibidos no site https://google.com/doodles/, incluindo aqueles que não são apresentados na versão em português.
Relembre a seguir aqueles que, de tão legais, não foram esquecidos, mesmo quando tirados da tela principal.
Comemoração: Burning Man Festival (link)
Ano: 1998
Por que é legal? Simplesmente porque é o primeiro doodle. Apesar de simples, a brincadeira pegou e se transformou no que é hoje
Comemoração: 30° aniversário do Pac-Man (link)
Ano: 2010
Por que é legal? Talvez o doodle mais famoso de todos. Na época do lançamento, todos da internet aprovaram a ideia de jogar Pac-Man na página do Google, que contava até com a música nostálgica do game.
Comemoração: Aniversário de Charles Chaplin (link)
Ano: 2011
Por que é legal? Para comemorar o 122º aniversário de um dos maiores nomes do cinema, o Google resolveu homenageá-lo de uma forma especial: um curta mudo e em preto e branco, do mesmo jeito dos filmes de Carlitos. Vale a pena conferir.
Comemoração: Aniversário de Freddie Mercury (link)
Ano: 2011
Por que é legal? Ao som de “Don’t Stop me Now”, a empolgante animação recria partes das músicas e shows de um dos maiores cantores do séc. 20.
Comemoração: 46° Aniversário de Jornada nas Estrelas (link)
Ano: 2012
Por que é legal? Essa foi para alegrar o dia dos fãs de Star Trek. Cada letra da palavra “Google” representava um membro da equipe liderada pelo capitão Kirk. Além disso, o doodle era interativo, permitindo, conforme as ações do usuário, criar uma pequena aventura com os tripulantes da Enterprise.
Lembra-se de algum doodle que te marcou, mas não citamos aqui? Escreva nos comentários o que você acha dessa forma divertida que o Google encontrou para entreter os usuários e se manter sempre renovado.