Em Um Porto Seguro (Ed. Novo Conceito, 384 pgs., 17,90), Nicholas Sparks consegue misturar uma emocionante história de amor com mistério e suspense. Sem deixar o livro meloso, o autor consegue cativar o leitor com personagens bem construídos e misteriosos.
Katie é uma mulher muito bonita que aparece misteriosamente sozinha na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde muitas pessoas começam a xeretar sua vida. Ela vive isolada em uma área da cidade e trabalha como garçonete, tentando evitar o máximo de atenção possível, o que pode ser difícil para uma moça tão bonita como ela.
A única amiga de Katie é Jo, uma mulher que aluga a casa ao lado da dela. Igualmente misteriosas, as duas criam um laço de amizade pura e verdadeira. Aos poucos, Katie vê que está abrindo brechas para partilhar seus sentimentos, coisa que ela prometeu nunca mais fazer.
Alex é viúvo, dono de uma loja pequena de conveniência da cidade. Ele tem dois filhos e tenta conviver com a perda da esposa. Alex tenta compensar a morte da esposa sendo o melhor pai para os seus filhos.
O destino faz com que os dois se encontrem, mas Katie tem muitos traumas do seu passado e foge de qualquer tipo de relação amorosa. Alex sabe que, algum dia, ela vai deixar as limitações de lado. Aos poucos, ele consegue penetrar na vida dela e plantar uma semente de esperança e de confiança que ela não imagina ser possível.
A história pode parecer mais um romance clichê, mas é aí que o leitor se engana: o livro contraria todas as expectativas. O autor constrói personagens emocionantes e inclui até mesmo cenas de ação e pancadaria.
Um Porto Seguro não é uma história de amor com final previsível. O livro aborda um tema forte e complexo. Katie mostra o que muitas pessoas podem sofrer no dia-a-dia e é essa tensão que torna o livro tão bom. Se você gosta de uma boa história de romance, não deixe de ler esse livro, ele vai te surpreender.
Ah, também vale a pena conferir a adaptação cinematográfica de Um Porto Seguro. O filme, estrelado por Julianne Hough, é tão bonito e emocionante quanto o livro.