Morte – Edição Definitiva (Ed. Panini, 360 pgs., R$ 92) é um encadernado que reúne todas as histórias estreladas pela personagem de Neil Gaiman, que surgiu na HQ Sandman e depois estrelou duas minisséries próprias. Embora uma coletânea similar já tivesse sido publicada no Brasil, esta é mais abrangente: reúne as minis O Alto Preço da Vida e O Grande Momento da Vida, O Som de Suas Asas (primeira aparição) e Fachada, publicadas em Sandman, as histórias Um Conto de Inverno (Vertigo Winter’s Edge 2), A Roda, Morte em Veneza (do especial Noites Sem Fim) e o pequeno conto A Morte Fala da Vida, uma HQ educativa sobre sexo seguro.
Morte (ou a Ceifadora, como preferirem chamá-la) é a irmã mais velha de Sandman (também conhecido como Morfeus). Ela e ele fazem parte dos Perpétuos, um grupo de sete divindades que comandam diferentes aspectos da existência humana (morte, sonho, destino, destruição, desejo, delírio e desespero). Sandman faz uma aparição especial nessa coletânea.
Além de obviamente ser gótica e só andar de preto, a Morte é também uma linda jovem bastante feliz, uma das grandes diferenças imaginadas pelo autor. Um tanto quanto inocente e com uma fé inabalável sobre a raça humana, a Morte visita as pessoas quando chega a hora H e ajuda todo mundo a passar para o lado de lá.
O legal da HQ é que cada personagem descreve a Morte de um jeito diferente. Uns amam quando ela chega e outros fogem dela por toda a vida. Neil Gaiman conseguiu pegar o estereótipo da velha de capa preta e transformá-lo em uma garota superdescolada e divertida. Nós queremos ser amigos dessa Morte.
Os roteiros são de Neil Gaiman, mas a edição tem diversos ilustradores, incluindo Chris Bachalo, Mark Buckingham, Mike Dringenberg e muito mais! Há também os extras que toda boa Edição Definitiva tem. Essa traz o roteiro de Sandman 8, diversas informações sobre colecionáveis da Morte (que, cá entre nós, amaríamos ter) e uma galeria com vários desenhos e rascunhos.
Embora o preço seja um pouco salgado, são 360 páginas de pura diversão, além de ter uma capa dura linda. Essa edição vale a pena para qualquer fã do Gaiman, qualquer fã de Sandman e qualquer pessoa que goste de quadrinhos!