Você é fã de contos de terror curtos, mas que dão um medo bem grande? Então leia O Vilarejo (Ed. Suma de Letras, R$ 29,90, 96 pgs.) de Raphael Montes. Com uma história envolvente e as ilustrações macabras de Marcelo Damm, o livro é capaz de botar medo e ainda te fazer refletir.
A obra é dividida em sete capítulos. Cada um conta a história de um grupo de moradores de um vilarejo cercado pela neve, e cada uma das sete histórias tem como base um dos sete pecados capitais e seu respectivo demônio. As tramas retratam a lenta perdição dos moradores e como o próprio vilarejo vai sendo gradualmente esquecido, acometido pela neve e pelo frio.
As histórias do livro, embora individuais, estão todas relacionadas, com algumas delas fornecendo informações sobre algum personagem que fora apresentado rapidamente em um momento anterior. Todas as tramas, no entanto, convergem num único final que explica toda a história dos moradores do vilarejo.
Um dos grandes pontos do livro é, sem dúvida, o trabalho do ilustrador Marcelo Damm, que consegue dar um toque a mais na atmosfera desoladora criada por Raphael Montes. O autor, por sua vez, faz um ótimo trabalho explorando o que havia de pior em cada morador do vilarejo, refletindo a vida real e usando temas variados como vingança, desespero e preconceito.
No fim das contas, O Vilarejo é um livro com o objetivo principal de causar medo, mas que também serve, de certa forma, como crítica social, fazendo o leitor refletir sobre problemas atuais e a personalidade humana. E também sobre até onde uma pessoa pode chegar em meio ao desespero.