Então é Natal, e o que você fez? Sense8 fez um especial, que estreia amanhã, 23/12, e os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão durante a Comic Con Experience. Contamos a seguir o que achamos do episódio. Mas fique tranquilo, não vai ter spoilers!
A primeira temporada da série fenômeno da Netflix deixou vários conflitos em aberto. Logo de começo, é preciso resolver a questão principal deixada pelo season finale: o que Will irá fazer agora que Whispers pode ver por meio de seus olhos? O roteiro não dá uma solução para essa situação, e sim a contorna, de modo que podemos colocar essa preocupação “em pausa” e esperar que ela seja retomada na segunda temporada, que estreia no primeiro semestre de 2017.
Ademais, as festividades de Natal e Ano Novo, e também o aniversário dos sensates, servem como pano de fundo para as histórias. O sentimento de união, um dos aspectos mais marcantes das festas de fim de ano, é a ideia que permeia o episódio. Cada personagem recebe um plot específico. Kala e Lito, por exemplo, precisam lidar com questões relativas a sexualidade (ela no casamento, ele na carreira) e esses conflitos meio que desencadeiam o tema principal do episódio.
Ainda assim, o especial não gira em torno apenas desses conflitos. Ao longo das quase duas horas de duração, vemos o surgimento de novos problemas que vão dar base para a segunda temporada.
As criadoras Lana e Lilly Wachowski sabem o que fez os fãs surtarem na primeira temporada e usam e abusam desses elementos. Não é à toa que o tema principal do enredo é a sexualidade. Os sensates estão mais entendidos e seguros de si. Isso possibilita um maior diálogo entre eles e o especial está recheado de cenas que reúnem todo o cluster – coisa que só foi acontecer no final da temporada passada. Até a direção está mais livre e ambiciosa, experimentando coisas novas, e a própria Lana faz uma rápida aparição em uma das cenas.
A troca de ator para o personagem Capheus, que talvez seja o maior motivo de preocupação para os fãs, foi tratada de forma descontraída, com direito até a uma piada sobre toda a situação. O novo integrante do elenco, Toby Onwumere, rouba a cena e cativa com um carisma que faltou no Capheus de Aml Ameen.
O especial mostra tudo o que Sense8 tem de melhor pra oferecer numa narrativa que funciona como uma de espécie de louvor ao sexo. Afinal, sexo é união e tem jeito melhor de comemorar o nascimento dos sensates?