Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Xbox One X PS4 – nós testamos

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 8 nov 2013, 10h55

Gabriel GarciaGustavo BiroliniVictor Francesco

Se você não esteve na Brasil Game Show, que rolou entre os dias 25 e 29 de outubro em São Paulo, perdeu a chance de testar em primeira mão os dois consoles mais potentes da nova geração: Xbox One, da Microsoft, e PlayStation 4, da Sony. Estivemos lá e pudemos conferir o que cada uma das plataformas tem de melhor. Confira abaixo nossa avaliação.

XBOX ONE

xboxone

A Microsoft parece visar o futuro, não só dos videogames, com um produto que realmente parece ter saído de um filme de ficção-científica. O novo Xbox se integrará à TV e terá uma ótima relação com a internet, permitindo, fazer uma chamada no Skype, ver quais programas estão passando e transmitir partidas ao vivo sem interromper o jogo. Tudo por comandos de voz ou até mesmo simples movimentos da mão. E é aí que entra o Kinect.

A nova versão do sensor de movimentos do Xbox está excelente. O Kinect 2.0 é tão preciso que pode reconhecer suas expressões faciais e medir seus batimentos cardíacos. Além disso, tem funcionalidades em outros tipos de jogos (não só de dança e afins). Por exemplo: em um jogo de zumbi, é bom você jogar em um ambiente bem quieto, porque qualquer barulho exterior ao jogo poderá atrair a atenção dos monstros para você. E em jogos de guerra, se o seu batalhão estiver perdendo, palavras de apoio dadas por você podem fazer seus homens recobrarem as forças.

É como se diz: não se mexe em time que tá ganhando. O novo controle não teve nenhuma modificação muito grande em relação ao anterior (que já era excelente), mas foi um pouco aperfeiçoado. Eu [Gustavo] tive a chance de experimentar e posso dizer que ele é muito confortável. O sistema de vibrações em jogos de corrida é impressionante.

Com novo sistema gráfico, os jogos no Xbox One têm imagens tão realistas que, por um momento, podem te fazer confundir videogame com realidade. Os efeitos de luz e reflexo são perfeitos e você pode ver pequenos detalhes em tudo que olhar. O áudio do console também é muito potente, aumentando incrivelmente a experiência de imersão. Na BGS, era possível jogar Forza Motorsport 5, que demonstra toda a capacidade do console.

No geral, o Xbox One é um videogame completo e com ótimas chances na briga da nova geração. Com gráficos que se equiparam à vida real (sério!), é potente, moderno e inovador. E tem um preço um pouco mais agradável que o da concorrência…

PLAYSTATION 4

ps4

O console da Sony está muito melhor do que seu antecessor. Os gráficos estão com uma qualidade que, com certeza, pode ser chamada de “nova geração”. Você consegue ver pedaços de papéis voando por aí com uma naturalidade incrível e até mesmo a poeira levantando quando você anda.

A fluidez com que ele roda os jogos é muito boa: a maioria roda em 60 quadros por segundo e com uma qualidade de 1080p, fazendo com que seus jogos se tornem uma obra -prima no quesito beleza.

A qualidade do áudio está muito boa também. Durante uma conversa dos protagonistas, dá para ouvir um NPC tossindo ou conversando atrás dos personagens. Os sons das armas estão mais reais, te dando a sensação de realmente estar na guerra. O tempo de loading está quase inexistente. Para jogos online, o carregamento é bem menor do que de costume.

O controle este muito parecido com o dos Xbox 360 e One em questão anatômica. Ele é confortável e os analógicos são bem melhores do que os do PS3. Os gatilhos melhoraram, mas ainda perdem para a companhia do Bill Gates. A tela touch é muito boa e, se você apertá-la, vera que também é o botão de Start.

O PS4 tem uma ótima interatividade com a internet. A interface dele parece a de uma rede social, na qual você vê o que seus amigos estão jogando e tem a chance de entrar na partida dele para ajudá-los (ou atrapalhá-los!).

Além disso, o controle do PS4 possui um botão chamado Share que serve para compartilhar vídeos do seu jogo para seus amigos. Também dá para compartilhar fotos e pausar o jogo para ver um vídeo de tutorial e aprender a passar de fase. Tudo no próprio console!

Continua após a publicidade

Com ótimas opções sociais e uma grande melhora na parte técnica, o console da Sony se garante tanto nos quesitos tradicionais (gráficos, áudio, etc.) quanto na inovação.

OS GAMES DA FEIRA

Além de estarem expostos na BGS, os consoles contavam com vários games disponíveis para que testássemos. Entre eles, podemos destacar:

Divulgação

Divulgação

Killer Instinct (Xbox One)
O game está de volta com os golpes frenéticos que são característicos da franquia. A modalidade disponível para testes era a multiplayer, o que promoveu diversas lutas entre pessoas desconhecidas com muita brutalidade. Contando com gráficos bem mais bonitos, o game promete agradar tanto quanto seus antecessores.

assassinscreed

Divulgação

Assassin’s Creed IV (PS4)
Com um dos estandes mais espetaculares da feira, o game estava rodando no PS4 tanto no seu estande próprio quanto no da Sony. Nas demos em que testamos, o jogo estava rodando em missões: uma em terra firme, outra controlando um navio! Deu para ver que os gráficos foram bastante melhorados.

ryse

Divulgação

Ryse (Xbox One)
A atração principal do estande do Xbox foi, sem dúvidas, Ryse. A Microsoft, desenvolvedora do game, fez uma enorme campanha de divulgação com cenário para tirar fotos, atores fantasiados, musicas temáticas e brindes. O jogo foi um dos mais procurados também pelo seu avanço de tecnologia, com movimentos super-realistas.

killzone

Divulgação

Killzone: Shadow Fall (PS4)
Com os gráficos mais exuberantes da nova geração, o exclusivo Killzone foi destaque na feira. Ele mantém a jogabilidade dos games anteriores com poucas mudanças – entre elas, novas armas e movimentos bem mais realistas. Os visitantes da feira puderam testar o multiplayer do game.

 

forzamoto

Divulgação

Forza Motorsport 5 (Xbox One)
A fila do game também era uma das maiores da feira, e não era à toa: em termos gráficos, Forza é um divisor de águas no qual conseguimos enxergar claramente a nova geração. Com uma incrível jogabilidade, a demo  contava com vários carros, entre eles uma Ferrari e uma McLaren. Exclusivo para Xbox, promete arrasar a concorrência

Knack

Divulgação

Knack (PS4)
O jogo tem um aspecto mais infantil, mas traz inovações como o fato de você coletar objetos para criar o seu próprio corpo e poder alterar sua forma durante o game. Apesar de simples, o game aparenta ser muito viciante. Chegará para PS4 com legendas e dublagem em português!

 

Continua após a publicidade

Publicidade