1 livro em 13 números
No ano passado, o ex-funcionário da CIA e da NSA (a Agência de Segurança Nacional americana) Edward Snowden vazou arquivos confidenciais que provaram que a agência usava dados de empresas como o Google e o Facebook para monitorar cidadãos do mundo todo. Em Os Arquivos Snowden, o jornalista britânico Luke Harding explica o passo a passo dessa história.
Os arquivos Snowden, Luke Harding, Leya, R$ 39,90
Em 2010, o soldado Chelsea Manning (nascido Bradley Manning) vazou 500 mil relatórios do exército e foi condenado a 35 anos de prisão. Depois disso, Snowden concluiu que um julgamento justo seria impossível, e por isso resolveu fugir.
Em abril de 2013, os Estados Unidos tinham pelo menos 117.675 alvos de vigilância ativos.
81% das chamadas internacionais feitas pelos americanos eram monitoradas pela agência.
Em um ano, a NSA recolheu 124,8 bilhões de informações vindas de ligações telefônicas e 97,1 bilhões de informações vindas de computadores.
No segundo semestre de 2010, o Facebook revelou que forneceu dados de 18mil de seus usuários para vários órgãos dos EUA, inclusive a NSA e o FBI.
Palavras-chave: quantas vezes elas aparecem no livro
Vigilância – 97
Governo – 158
E-mail – 59
Privacidade – 25
Telefone – 54
Vazamento – 45






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)