GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

12 truques para driblar o calor (sem ar condicionado)

Boa parte do Brasil lida com essencialmente duas estações: a quente e a extremamente quente. Se você está em uma delas, este post é para você.

 

1. Prefira lençol de algodão

Cetim ou seda podem até parecer mais frescos, já que ficam geladinhos, mas isso só funciona nos dias frios. Isso porque esses tecidos são os famosos “esfria no inverno e esquenta no verão”(#fail).

Já o algodão permite a ventilação do seu corpo na cama, absorvendo a suadeira da madrugada. Por ser uma fibra natural, ele ainda contribui para que o ar tenha um fluxo melhor dentro do quarto.

2. Congele a roupa de cama

É sério. Deixe os lençóis (secos, senão vai dar ruim) dentro do freezer ou do congelador por alguns minutos antes de ir dormir. Coloque-os em uma bolsa plástica para isolar dos cheiros de dentro da geladeira e seja feliz.

É verdade que eles não vão manter você fresquinho a noite toda. Mas vão ajudá-lo a pegar no sono – tarefa hercúlea quando você não para de escorrer bicas de suor deitado na cama.

3. Abrace um gelo

Sabe aquela bolsa de água quente? Pois é. Para ela virar uma bolsa de água fria, basta colocá-la no congelador. Aí, você pode levá-la para a cama e curtir um abracinho gelado durante a noite (ou só deixá-la por perto, que já vai fazer ventilar um ar menos quente à sua volta).

4. Use a física a seu favor

Tem um ventilador de teto e um portátil em casa? Então vamos usá-los juntos para um resultado melhor. Ligue seu ventilador portátil virado para a janela, assim ele irá jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá criar um ambiente mais fresco.

5. Faça a egípcia

Não estamos falando da cara de paisagem. Os egípcios também tinham que lidar com muito calor e sem as benesses do ar condicionado na civilização antiga. Eles resolviam isso umedecendo toalhas e usando-as como cobertores. Se for adotar esse método, forre o colchão com um plástico, ou outras toalhas, para evitar que seu quarto vire um pântano.

6. Adote o estilo largadão

Sabe aquela calça skinny que valoriza suas curvas? Esqueça até o próximo outono. Para não se sentir assando dentro do próprio corpo, o melhor são roupas largas e macias, como as de algodão.

Mas, caso você seja desses que saem tirando a roupa em qualquer hora e lugar, calma aí! É que, se por um lado você tem menos camadas em cima de você, por outro, o suor vai depender da evaporação natural para ir embora. Pese os dois lados antes de resolver ficar peladão/peladona, ok?

7.  Faça um ar condicionado das cavernas

Ok, não é exatamente das cavernas, porque naquela época eles não tinham nem ventilador (duh!). Mas é uma medida mais rudimentar (e baratinha!) pra aliviar o calorão. Faça gelos bem grandes (dentro de uma panela, por exemplo) e coloque o blocão na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está em volta do gelo.

8. Recorra à mania de vó

Certeza que sua avó já molhou seus pulsos e sua testa para aliviar o calor (ou uma febre). E não é que funciona? Para dar uma arrefecida nos motores, coloque compressas de gelo nos pulsos, no pescoço, na parte interna dos cotovelos, nas virilhas (ui!), nos tornozelos e atrás dos joelhos.

9. Durma à moda do Nordeste

No Norte e Nordeste do Brasil, é muito comum as pessoas preferirem as redes às camas para dormir. Ouça a sabedoria popular e faça igual. Por ser suspensa, a rede facilita a passagem de ar. Por isso, ela é uma opção melhor para dormir no calor.

10. Tome banho frio

Mas tem que ser frio mesmo, nada de chuveiro no modo “verão”. Essa corrente de água fria abaixa a temperatura corporal e retira o suor de cima da pele (melhorando o cheirinho também, né, amigos?).

11. Durma no chão

Lembra das aulas de química, quando você aprendeu que o ar frio desce e o ar quente sobe? Isso pode ajudar nesses dias de calor. Já que quanto mais no alto, mais quente, coloque seu colchão (ou rede) o mais próximo ao chão para aproveitar o ar mais frio.

12. Desconecte-se

Literalmente, queremos dizer. Gadgets e outros aparelhos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando o máximo de aparelhos possível da tomada, você irá diminuir a quantidade de calor liberada e ainda economizar energia.