GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 graus de separação: de Hawking a Hawkins

O que separa o gênio que hackeou os buracos negros da cidade sobrenatural de "Stranger Things"?

Stephen Hawking

Físico britânico que conciliou elementos da relatividade com a mecânica quântica no estudo de buracos negros. Mesmo com limitações motoras causadas por uma doença degenerativa, escreveu best sellers e virou ícone pop: atuou em seriados de TV e gravou com o…

Pink Floyd

Banda londrina de rock progressivo fundada em 1965. Os caras usaram a voz de Stephen Hawking em duas canções: “Keep Talking” (1994) e “Talkin’ Hawkin’” (2014). O baterista Nick Mason, apaixonado por carros, já competiu cinco vezes na tradicional…

24 Horas de Le Mans

Mais antiga corrida de longa duração do mundo, organizada desde 1923 em Le Mans, França. A prova forma a tríplice coroa do automobilismo juntamente com o GP de Mônaco e as 500 milhas de Indianápolis, organizada desde 1911 no Estado americano de…

Indiana

Estado dos EUA apelidado de “o cruzamento da América”. Um dos motivos dessa fama é o número de rodovias interestaduais que cruzam seu território – que também explica a paixão local pelo automobilismo. É lá que fica a cidade fictícia de…

Hawkins

O lugar em que rola o seriado Stranger Things é um portal para um universo paralelo. Para explicar aos protagonistas como viajar entre duas dimensões, o professor Clarke usa o conceito de buraco de minhoca, muito caro a Stephen Hawking.