GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A Harmonia do Mundo

Johannes Kepler

NOME ORIGINAL_Harmonice Mundi (Alemanha)
EDIÇÃO EM INGLÊS_The Harmony of the World, American Philosophical Society; 1997


DO QUE TRATA

Nesta fascinante obra está a terceira Lei de Kepler para explicar o movimento das órbitas dos planetas ao redor do Sol. A lei relaciona o período de revolução planetária (de duração de um ano, no caso da Terra) com o raio médio do planeta.

QUEM ESCREVEU

O alemão Johannes Kepler (1571-1630)queria ser pastor luterano e chegou a fazer exame para o seminário, mas seu interesse pela astronomia o fez mudar de rumo. Passou a estudar matemática e astronomia e a se interessar pelas teorias de Copérnico (leia sobre ele na página 38). Enfrentou muitas dificuldades em toda sua carreira, sofreu grande perseguição religiosa, mas conseguiu transformar o estudo dos movimentos celestes em ciência, formulando leis que o tornaram um dos maiores astrônomos de todos os tempos.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Johannes Kepler foi um dos primeiros cientistas a unir a física à astronomia. Junto com a formulação de suas duas primeiras leis, A Harmonia do Mundo, resultado do trabalho de toda a sua vida, revolucionou a astronomia e foi fundamental no desenvolvimento da física.