GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A polêmica por trás de “Insatiable”, a nova série da Netflix

A comédia adolescente, que estreia nesta sexta (10), sofreu desde críticas negativas até uma petição online que pede o seu cancelamento. Entenda

A nova série da Netflix, Insatiable, chega nesta sexta-feira (10) ao catálogo do serviço de streaming com talvez uma das maiores polêmicas prévias que alguma produção da empresa já enfrentou.

A comédia adolescente começa apresentando Patty (Debbie Ryan), uma garota gorda e sem amigos no colégio. Nas férias, ela quebra o maxilar, é obrigada a passar por uma dieta 100% líquida, e retorna mais magra. Então decide se vingar de quem caçoava dela.

Logo quando o primeiro trailer foi divulgado, no dia 12 de julho, a série sofreu críticas de internautas que a acusavam de praticar fat-shaming – em outras palavras, a humilhação de alguém devido ao seu peso. De acordo com uma petição online que pedia o cancelamento do show, Insatiable poderia aumentar a insegurança de pessoas que pensam que, para ser feliz, é preciso ser magro, além de reforçar estereótipos de gênero.

Na época, Ryan, que interpreta a protagonista, saiu em defesa da série, dizendo que ela abordava o controle do corpo pela sociedade por meio da sátira, e pediu aos fãs que esperassem o lançamento acontecer. Até a data de estreia de Insatiable, a petição contava com mais de 220 mil assinaturas.

Confira abaixo o trailer:

Reação da crítica

Na última semana, os reviews sobre a série começaram a se espalhar pela internet, em sua maioria negativos. Segundo o site Business Insider, a sátira e a crítica aos padrões de beleza se perdem em meio a conteúdos e personagens ofensivos. Já o The Daily Beast diz que “Insatiable” é um exemplo de que boas intenções podem trazer resultados ruins.

Em entrevista ao Buzzfeed News, a criadora da série, Lauren Gussis, afirma que o objetivo da produção era justamente desafiar o politicamente correto e deixar os espectadores desconfortáveis com a abordagem. Mas ela compreende a revolta de alguns. “Eu não estou surpresa [com a polêmica], pois é um assunto delicado e as pessoas tem sentimentos em relação a isso”.

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Arlison Souza

    A série é ótima

    Curtir