PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A polêmica por trás de “Insatiable”, a nova série da Netflix

A comédia adolescente, que estreia nesta sexta (10), sofreu desde críticas negativas até uma petição online que pede o seu cancelamento. Entenda

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 10 ago 2018, 17h56 - Publicado em 10 ago 2018, 17h54

A nova série da Netflix, Insatiable, chega nesta sexta-feira (10) ao catálogo do serviço de streaming com talvez uma das maiores polêmicas prévias que alguma produção da empresa já enfrentou.

A comédia adolescente começa apresentando Patty (Debbie Ryan), uma garota gorda e sem amigos no colégio. Nas férias, ela quebra o maxilar, é obrigada a passar por uma dieta 100% líquida, e retorna mais magra. Então decide se vingar de quem caçoava dela.

Logo quando o primeiro trailer foi divulgado, no dia 12 de julho, a série sofreu críticas de internautas que a acusavam de praticar fat-shaming – em outras palavras, a humilhação de alguém devido ao seu peso. De acordo com uma petição online que pedia o cancelamento do show, Insatiable poderia aumentar a insegurança de pessoas que pensam que, para ser feliz, é preciso ser magro, além de reforçar estereótipos de gênero.

Na época, Ryan, que interpreta a protagonista, saiu em defesa da série, dizendo que ela abordava o controle do corpo pela sociedade por meio da sátira, e pediu aos fãs que esperassem o lançamento acontecer. Até a data de estreia de Insatiable, a petição contava com mais de 220 mil assinaturas.

Confira abaixo o trailer:

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=VmZ6B93qfC8&w=560&h=315]

Reação da crítica

Na última semana, os reviews sobre a série começaram a se espalhar pela internet, em sua maioria negativos. Segundo o site Business Insider, a sátira e a crítica aos padrões de beleza se perdem em meio a conteúdos e personagens ofensivos. Já o The Daily Beast diz que “Insatiable” é um exemplo de que boas intenções podem trazer resultados ruins.

Em entrevista ao Buzzfeed News, a criadora da série, Lauren Gussis, afirma que o objetivo da produção era justamente desafiar o politicamente correto e deixar os espectadores desconfortáveis com a abordagem. Mas ela compreende a revolta de alguns. “Eu não estou surpresa [com a polêmica], pois é um assunto delicado e as pessoas tem sentimentos em relação a isso”.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.