GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A verdade está lá fora

O que aconteceu em Lost fora dos episódios regulares da série

Vídeos da Comic Con
O que são: Vídeos exclusivos exibidos na feira de cultura pop de San Diego, nos EUA. Desde 2007, quando um novo vídeo de orientação da Dharma mostrou viagens no tempo na Estação Orquídea, os vídeos dão pistas sobre como será a temporada seguinte.

O que revelam: Em 2009, os produtores exibiram 3 vídeos sugerindo que haverá uma realidade paralela em que o Oceanic não cai na ilha. Hurley, numa propaganda da sua rede de lanchonetes Mr. Clucks, apresenta um novo lanche criado depois de suas férias na Austrália. No segundo vídeo, o programa America’s Most Wanted fala de Kate Austen, ainda uma criminosa fugitiva. E uma propaganda da Oceanic Airlines de 2009 anuncia que a companhia, nos 30 anos anteriores, não sofrera nenhum acidente aéreo.

Bad Twin
O que é: Lançado pelo jogo virtual Lost Experience, o livro foi atribuído a um tal Gary Troup. O escritor, marido da aeromoça Cindy, teria morrido no acidente do Oceanic 815. Apesar de ser atribuído a um personagem, o livro foi publicado de verdade.

O que revela: Conta a história de dois parentes de Charles Widmore: os irmãos Clifford e Alexander Widmore. Mostra que a Fundação Hanso, financiadora da Iniciativa Dharma, está ligada a eles. A sede da fundação operava no mesmo prédio do escritório dos irmãos.

Lost Experience
O que é: O primeiro ARG (jogo de realidade alternativa) produzido a partir de 2006 pela ABC, a emissora que criou a série.

O que revela: O jogo mostra que a sequência dos números amaldiçoados (4, 8, 15, 16, 23 e 42) são os valores-chave da equação de Valenzetti, fórmula matemática que determinaria o momento em que a humanidade seria extinta por doenças, superpopulação ou uma guerra nuclear. Os números viriam de fatores humanos e ambientais que influenciariam a catástrofe. O que ainda não sabemos é por que esses números apareciam do nada na vida dos personagens antes da queda do Oceanic 815.

Missing Pieces
O que são: Treze episódios de Lost para celular, com 3 minutos de duração cada um, lançados pela ABC em 2007.

O que revelam: Walt tinha poderes especiais ligados a pássaros. O 7o episódio, Room 23, mostra que o garoto, após ser capturado pelos Outros, matou um bando de pássaros com a força do pensamento. So It Begins, o último episódio, volta ao começo da série. O cachorro Vincent encontra Christian, o pai de Jack. Christian diz ao cão para encontrar o filho e acordá-lo, porque Jack tem “trabalho a fazer”.

Find 815
O que é: O segundo jogo de realidade alternativa, que começou em janeiro de 2008. Os jogadores puderam acompanhar a odisseia de Sam Thomas, um ex-funcionário da Oceanic Airlines, e seu esforço para encontrar os destroços do Oceanic 815.

O que revela: Durante o Find 815, a ABC fez um acordo com a Marvel para divulgar o jogo nas revistas. No número 553 do Quarteto Fantástico, os heróis discutem consequências da viagem no tempo. Para eles, só um evento realmente significativo (a explosão de uma bomba H, talvez?) poderia criar uma linha do tempo divergente da inicial.