GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos

Giordano Bruno

NOME ORIGINAL_De I´Infi nito Universo e Mondi (Itália)
EDIÇÃO EM PORTUGAL_ Fundação Calouste Gulbenkian; 1998


DO QUE TRATA

Partindo da teoria de Copérnico (pág. 38) que afirmava que a Terra não era o centro do Universo, Giordano Bruno conclui que o Universo é infinito e contém um número infinito de mundos, todos em sistemas heliocêntricos (ou seja, que têm o Sol como centro), com seres inteligentes. A argumentação se dá por meio de diálogos entre os personagens Filóteo (que representaria o autor), Fracastório (poeta e autor de livros de astronomia), Elpino e Burquio (ambos criados por Bruno).

QUEM ESCREVEU

Giordano Bruno (1548-1600) nasceu em Nola, província de Nápoles, na Itália. Um dos principais filósofos do Renascimento, Bruno pagou um alto preço por suas idéias: acabou executado como herege pela Inquisição, transformando-se em um mártir da liberdade de pensamento.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A teoria de Bruno muda completamente a forma de se enxergar o Universo, que até então era tido como algo limitado, no tempo e espaço, com uma ordem fixa. A partir de uma argumentação filosófica, Bruno mostra que não há limites para o Universo e que a Terra é apenas mais um planeta em meio a uma infinidade de outros.