GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Águas, anáguas e outras mágoas

Por que enxergamos desfocado embaixo d’água?
Renan Otávio – Fortaleza, Ceará

Pela mesma razão que peixes enxergam desfocado na superfície. Ok, depoimentos de peixes não costumam ser muito confiáveis, mas a lógica é: órgão especializado no ambiente errado. Nossos olhos foram calibrados para enxergar em terra firme. Como a pressão da água é maior que a do ar, deforma nosso globo ocular. Além de incômodo, esse aperto atrapalha a entrada de luz na retina, que forma imagens distorcidas. Aliás, quanto mais fundo o mergulho, mais distorcida a visão, porque aumenta a pressão sobre a córnea. Daí a magia dos óculos de natação: a miniatmosfera que ele prende entre a lente e o olho permite ver com foco mesmo a metros de profundidade.

A Bíblia fala em gigantes (“filhos de Anaque”, “nefilins”) com 5 metros de altura. Perto deles, Golias fica no chinelo. O que a ciência sabe sobre esses caras?
Humberto Gusmão Homem Dias – Teodoro Sampaio, SP

Deu azar, Humberto. Diferentemente do dilúvio ou do êxodo, os gigantes receberam atenção dos arqueólogos. Até porque a própria Igreja não acha que eles, tipo, existiram. Segundo o padre Irineu José Rabuske, professor de teologia e especialista bíblico da PUC-RS, os gigantes bíblicos são apenas folclore. “Também há lendas na Bíblia”, diz Rabuske. “Esses gigantes estão em todas as culturas.” É: só na Super você vê um padre admitindo que a Bíblia tem faz-de-conta, ou melhor, faz-de-conta genérico.

Enfrento um problema quando durmo com mulheres (ou elas enfrentam, quando dormem comigo): sinto calor e elas sentem frio. Isso é normal?
Leandro Borges – Rio de Janeiro, RJ

Que bom que o problema, por enquanto, é só esse. Para o mesmo efeito, pode haver duas causas: músculos e gordura. A testosterona, o hormônio “masculino” (entre aspas, porque elas também têm um pouco), favorece o desenvolvimento de massa muscular, que fornece mais calor ao corpo. Além disso, se você estiver fora de forma e a sua namorada for magrinha, o caso está explicado: tecido adiposo é isolante térmico.


Por que os pneus de bicicleta nunca murcham no uso diário, só quando ela fica uns dias encostada?
Benedito Ferreira Filho – Moçoró, RN

“Nunca” é exagero, né, Benedito, mas sua observação tem um fundo de verdade. Enquanto você passa pedalando pelos edifícios Caiçara e Mar, “símbolos da pujança imobiliária mossoroense”, como diz a Wikipedia, o atrito do pneu com o solo aumenta a temperatura da borracha . Lá dentro, o ar esquenta e suas moléculas se agitam, espaçando-se umas das outras e formando uma pressão maior. Quanto maior a pressão interna, mais empurrada fica a mola que veda o pneu, menos ar escapa. Refrescado, o ar se contrai, não empurra mola nenhuma e, como é livre, não é de ninguém, se esvai. Fabricantes recomendam calibragem a cada 5 dias.


O que é o bullying?
M. – São Lourenço do Oeste, SC

Você sabe o que é, só não está ligando o nome à pessoa. Pegar no pé dos colegas mais gordos, mais pobres, mais tímidos, diferentes – tudo isso é bullying. O termo é de origem inglesa e vem de bully, “valentão”, que por sua vez vem de bull, touro. Ele pode ser direto (xingamentos, piadinhas e agressões físicas, como tachinhas na cadeira ou corredor polonês) ou indireto (fofocas e difamações, o que inclui sites do tipo “eu odeio a fulana”). Conforme a doutora em psicologia do desenvolvimento Carolina Lisboa, é uma agressão entre iguais. Se a hierarquia for diferente, a coisa é mais séria: assédio moral. Entendeu agora por que preservamos sua identidade, querido leitor?