Clique e assine com até 75% de desconto

Ambientalismo

São recentes as preocupações com a saúde da Terra

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Estudiosos do ambiente afirmam que hoje a grande batalha ambiental é o aquecimento global. Para chegarmos a esse ponto de discutir a temperatura do planeta inteiro, muito foi falado até hoje, mas a discussão não é nada antiga: a preocupação com o ambiente só começou com o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, quando as catástrofes geradas pela bomba atômica deixaram as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki com população, ar, terra e água destruídos de forma devastadora.

Mas foi apenas em 1972 (um ano depois da fundação do Greenpeace, maior ong ambientalista do mundo), numa convenção na Suécia, que a preocupação com o ambiente foi discutida formalmente por governantes pela primeira vez.

Dessa reunião surgiu o famoso termo “desenvolvimento sustentável”, que significa usufruir dos recursos naturais sem acabar com o planeta. O Brasil deu um passo importante quando sediou a ECO 92. Surgiram diversas discussões sobre biodiversidade e os governantes presentes assinaram a Carta da Terra, uma série de intenções que estabelece princípios de conduta entre as nações. Muito pouco foi feito até agora, mas os ambientalistas consideram o movimento vitorioso: hoje as pessoas estão mais familiarizadas com a importância do assunto. Numa pesquisa recente, o Ibope apontou a preocupação com o ambiente entre as questões prioritárias dos brasileiros. Para um movimento que tem menos de 30 anos, já é um começo bastante veloz.

Publicidade