Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Armaduras da Idade Média protegiam as partes baixas?

Além de se preocupar com órgãos frágeis de cavaleiros, nossos leitores querem saber o peso de tudo. É a ditadura da balança

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 23 fev 2012, 22h00

Reportagem Fronteira – Agência De Jornalismo

CUECÃO DE FERRO

Cavaleiros da Idade Média usavam protetores genitais?

Eduardo Segura
Taubaté, SP

Sim. Era o codpiece, que podia ser de metal ou de couro, segundo Bridget Clifford, responsável pelas coleções de armaduras da Torre de Londres. Mas, em montarias ou durante uma justa, o famoso duelo a cavalo, eles trocavam o codpiece por uma peça mais confortável: “Uma cota de malha [espécie de tecido metálico], mais ou menos como uma minissaia”, explica Clifford. O codpiece era removível, o que facilitava para urinar. Afinal, até os heróis têm necessidades.

BASCUlANTES DO PE

Quanto pesa um prédio de 20 andares?

Irineu Vicentin
São Paulo, SP

Muito. Próxima pergunta! Dá para dizer que, claro, nem todos os prédios de 20 andares têm o mesmo peso, mas é possível fazer uma média. Sebastião Andrade, do curso de engenharia civil da PUC-Rio, diz que em geral o metro quadrado pesa de 500 kg a 800 kg, já incluídos pilares, lajes, paredes, revestimentos e instalações. Faça a conta: 800 kg x 20 andares x área do andar. Supondo que a área de cada andar seja 360 m², então o prédio pesaria 5 760 toneladas. “Se considerarmos os pertences das pessoas, é possível acrescentar de 200 a 300 kg por metro quadrado”.

OXIDANTES DO PE

Quando a pilha fica descarregada, ela está mais leve?

Pedro Henrique Godeiro
Natal, RN

Continua após a publicidade

Vocês estão obcecados com peso. Exageraram nas férias, só pode. A pilha gera energia elétrica com base em reações químicas que acontecem no interior dela. Nenhum elemento entra ou sai, logo o peso seria o mesmo. Mas há um porém, lembra Rodolfo Impinnisi, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR: se consideramos o que Einstein ensinou, que energia e massa são basicamente a mesma coisa, então as pilhas carregadas pesam mais. “Mas essa diferença é pequena para ser medida por técnicas convencionais.”

BIOLOGIA BICOLOR

Tenho 8 anos e fiz uma pergunta a meu pai, que não soube responder. No sítio do meu avô, há lagartos de corpo verde e cabeça cinza. Por que eles têm essa cor?

Vitória C. Vazarin
Estrela d’Oeste, SP

O que determina a coloração do lagarto é o ambiente. Ele precisa se camuflar para fugir de predadores. Se o sítio fica perto da sua cidade, no saudoso noroeste paulista, terra do biribol, do boi gordo e do Amaury Jr., é provável que o lagarto seja o Ameiva ameiva, segundo Roger Ledo, biólogo da UnB. O animal é verde na metade inferior e cinza na superior. Como ele vive no chão, seu corpo se camufla com a grama. E a cabeça, por ficar mais elevada, é cinza para se confundir com galhos e pedras.

FIM DO MUNDO, PARTE 2012

Algum ser vivo sobreviveria na Terra se não existisse a camada de ozônio?

Nathália Martins
Alvorada, RS

Provavelmente não. A camada de ozônio funciona como um filtro para a radiação ultravioleta, que é prejudicial quando em excesso. Ela barra até 95% dos raios UV, explica Maria Sílvia Gatti, do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes da Unicamp. Dos 3 tipos de raios UV, o mais danoso é o UVC, que não chega à superfície graças, especialmente, à camada de ozônio. De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional do Câncer Mario Bernardo-Filho, a radiação UVC é capaz de gerar graves lesões no DNA. Fica a dica, galerinha de Hollywood.

Continua após a publicidade
Publicidade