GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

As piores senhas da internet

A lista com as senhas mais usadas na internet em 2015 tem alguns clássicos, como o famoso 123456, mas também mostra algumas novidades como 1qaz2wsx

Dê uma olhada na lista abaixo. Alguma das suas senhas aparece aí? Se sim, é melhor trocar. E se todas as suas senhas são uma só, definitivamente é melhor fazer algumas alterações. A SplahData, empresa de aplicativos de gerenciamento, liberou a lista das 25 senhas mais utilizadas na internet em 2015.

Apesar desse desastre, algumas boas notícias: em 2011, as duas senhas mais populares, 123456 e password (senha, em inglês), eram responsáveis por 8% do total da lista. Agora, esse número já caiu para 1%. Ou seja, as pessoas estão usando menos senhas ruins. Outra: senhas maiores começam a aparecer mais, o que mostra que as pessoas estão tentando criar uma forma de proteção mais elaborada. Mas, como explica o CEO da SplashData, Morgan Slain, não é assim tão fácil: “Se essas senhas mais compridas são baseadas em padrões simples, o risco de ser hackeado vai ser o mesmo”. Ou seja: 1234567890 é tão ruim quanto 12345.

Entre as principais novidades da lista, estão 1qaz2wsx e qwertyuiop. Achou elaborado? Olhe para o seu teclado e você vai perceber de onde veio a ideia. As palavras “starwars” e “solo” também apareceram em 2015, o que mostra que O Despertar da Força realmente foi um dos assuntos mais comentados do ano. Ah, e parece que quem achou que trocar o “o” por “0” (zero) em “passw0rd” faria a maior diferença do mundo não é tão diferentão assim.

“Chegamos a um ponto em que nenhuma senha com menos de 15 caracteres é segura”, diz Mark Burnett, pesquisador de segurança e autor do livro Senhas Perfeitas. Como não dá para confiar na memória para guardar várias senhas gigantes, o jeito é apelar para os aplicativos, que costumam ser bastante seguros. Se você quer uma dica de como montar senhas (quase) à prova de hackers, esse manual da SUPER pode ajudar.

Leia mais: Edward Snowden dá dicas de como fazer uma senha potente