GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

As Viagens ou O Livro das Maravilhas

Nome original: Il Milione
Autor: Marco Polo
País de origem: Itália
Edição no Brasil: Martins Fontes; 1997

Do que trata

Aborda o precioso relato da viagem do mercador veneziano Marco Polo ao Oriente. No percurso até a China, onde permaneceu por mais de 16 anos, ele atravessou o Irã, o Afeganistão e o Ceilão, entre outros territórios. A narrativa é repleta de lendas cristãs da Idade Média, mas traz informações sobre a vida cotidiana dos povos orientais, incluindo roupas, hábitos alimentares, sexuais e religiosos, além de importantes dados sobre a fauna e flora.

Quem escreveu

O veneziano Marco Polo (1254-1324) viajou na companhia do pai e do tio em 1271, como enviado do papa, com o objetivo de levar a fé católica ao Império Mongol – que havia se aproximado do mundo cristão graças a um inimigo comum, o Islã. O livro foi escrito após seu retorno à Europa, no período em que ficou prisioneiro dos genoveses, na época inimigos dos venezianos.

Por que mudou a humanidade

O relato da viagem de Marco Polo inaugura a era dos exploradores e colonizadores. Mais do que historiador, Polo atuou como geógrafo, descrevendo o que considerava ser “a totalidade do mundo”. O resultado mostrou a uma Europa incrédula o avanço das civilizações orientais.

Cristóvão Colombo se inspirou em Marco Polo para fazer a viagem que o trouxe até a América. Ele sonhava em repetir o feito do veneziano e encontrar a fantástica Quinsai (Cidade do Céu), chegando a confundir a ilha onde hoje está o Haiti com a tal terra mágica.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.