Clique e assine a partir de 8,90/mês

Assim Falou Zaratustra

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Friedrich Nietzsche

NOME ORIGINAL_Also sprach Zarathustra – Ein Buch für Alle und Keinen (Alemanha)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Rideel; 2005


DO QUE TRATA

O livro conta a história de um pensador que desce das montanhas para ensinar aos homens o que descobriu em seu isolamento. Nietzsche usa linguagem poética e aforismos para trazer seus preceitos, como a famosa frase: “Deus morreu”. Com isso diz que a moral cristã não serve mais ao homem: agora ele está sozinho e deve se superar, para se tornar o “super-homem”.

Continua após a publicidade

QUEM ESCREVEU

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche 1844-1900) sempre teve uma frágil saúde. A firmeza com a qual escreveu obras importantes da filosofia denota uma vontade de viver, como assim “pregou” em Zaratustra. Aos 24 anos já lecionava filologia. Morreu em estado de completa insanidade.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A frase “Deus morreu” abalou o pensamento da época. Ninguém bateu tão forte no cristianismo. Nietzsche era contra o pensamento cristão porque, segundo ele, desprezava o “corpo”. O livro denuncia a renúncia da vontade e diz “sim à vida”, em toda a sua plenitude.

Continua após a publicidade

O clássico livro de Nietzsche inspirou o músico alemão Richard Strauss (1864-1949), que compôs, em sua homenagem, um poema sinfônico com o nome Assim Falou Zaratustra. Um trecho da música foi usado na ficção científica 2001 -Uma Odisséia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick, exatamente nas cenas que simbolizam o despertar do homem.

 

Publicidade