Por que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?
Porque senão bum! O nitrogênio ajuda a evitar explosões. Quando o avião toca o chão, os freios são acionados para fazer a imensa máquina parar e os pneus esquentam muito. Chegam a 80 graus Célsius. “Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contato com o oxigênio, poderiam explodir”, explica o engenheiro de manutenção Alexandre Fleischhauer, da Varig. O ar comprimido, rico em oxigênio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogênio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogênio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).