Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Brasileiros nunca estiveram tão conectados

Tempo médio de uso do smartphone mais do que dobrou nos últimos quatro anos

Por Lucas Agrela, de Exame.com Atualizado em 29 Maio 2017, 20h06 - Publicado em 29 Maio 2017, 18h27

Quanto tempo você passa por dia usando o seu celular? A média dos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos. Os dados são de um levantamento da empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016.

China, Estados Unidos, Itália e Espanha são os demais países que compõem o top 5 de maior tempo de uso do smartphone ao longo de um dia. Respectivamente, suas médias são de três horas e três minutos; duas horas e 37 minutos; duas horas e 34 minutos; e duas horas e 11 minutos.

No Brasil, o tempo de uso do aparelho mais do que dobrou em quatro anos. Em 2012, a média era inferior a duas horas diárias–e estamos à beira das cinco horas.

Segundo dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a estimativa para o mês de maio era de que o país teria 168 milhões de smartphones em uso. O número representa alta de 9% em relação ao ano passado (quando eram 151,5 milhões).

O previsto pelo estudo é que hajam 236 milhões de aparelhos em uso em 2018.

Continua após a publicidade

Com o número crescente de smartphones pelo país e o aumento do tempo de uso desses aparelhos, organizações de preocupam com o bem-estar dos brasileiros, como é o caso Instituto Delete, especializado em detox digital e institucionalizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para saber se você está viciado no uso do celular, você pode responder a um questionário que lhe dá um diagnóstico com base no seu caso. O quiz foi desenvolvido no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, por Anna Lucia King e Eduardo Guedes, ambos pesquisadores do Instituto Delete. O questionário pode ser acessado aqui.

Veja a seguir o ranking elaborado pelo Statista que mostra o tempo de uso médio do celular em 10 países com os índices mais altos do mundo.

Infographic: Smartphone Addiction Tightens Its Global Grip | Statista You will find more statistics at Statista

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com

Continua após a publicidade

Publicidade