Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Casa de Einstein é uma incógnita

Com a recente reunificação alemã, o governo não sabe o que fazer com a casa que pertencia ao cientista.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 30 jun 1991, 22h00

Em 1928, o casal Albert e Elsa Einstein gastou toda a sua poupança- 60 000 marcos, o equivalente a três anos de salário de um professor na Alemanha de então – para construir uma casa de veraneio a beira do Lago Templin, perto de Berlim. Ainda mais modesto que de habito, Einstein se referia a ela como “a cabana”. Na realidade, é uma habitação co dois pavimentos, um anexo e um terraço ( o que hoje se chamaria deck).

Toda de madeira escura, com persianas e corrimão externo brancos. A sala de estar, sua principal peça, mede 40 metros quadrados. Durante três anos, o físico desfrutou das amenidades do lugar, velejando com freqüência no lago. Ate que um desastre de proporções medonhas—a ascensão do nazismo—mo afastaria para sempre daquilo que ele chamava, bem- humorado, “um desastre, porem um belo desastre”. Numa alusão à extravagância financeira que cometera.

Em janeiro de 1933, Hitler tomou o poder da Alemanha, Einstein que se encontrava nos Estados Unidos, ficou de vez por lá. Os nazistas confiscaram a casa. Depois da guerra, ela acabou ficando sob custódia da Academia de Ciências da Alemanha Oriental. E assim continuaria, não fosse a recente reunificação do país. Extinta a Alemanha comunista e suas instituições, a casa passou ao Estado de Brandenburgo, onde fica Berlim. Agora, as autoridades não sabem o que fazer com a propriedade. Transformá-la em museu é inviável, porque o testamento de Einstein o proíbe expressamente. A segunda melhor idéia é convertê-la no centro de conferencias Física da Universidade de Potsdam. O problema é que essa universidade só existe no papel e parece que tão cedo não haverá dinheiro para implantá-la. Que ninguém se surpreenda, portanto, se um dia desses aparecer em algum jornal berlinense o seguinte anúncio: “Ocasião. Aluga-se casa de veraneio. Aluguel relativamente em conta. Estuda-se fórmula”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.