GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Celular pega dentro de caixão?

Pessoal está com medo de ser enterrado vivo. E interessado na morte das aranhas. Esse é o espírito de Ano Novo! Alegria, alegria! Até 2013, criaturas!

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

TELECOMUNICAÇÃO ZUMBI
Sinal de celular pega em túmulos? Se a pessoa não estiver morta, o celular poderia salvá-la?

Juliano Hofliger,
Pato Branco, PR

Por falar em se salvar, como ficou o Pato Branco desde aquele pênalti que o Zezinho perdeu? Clássico pré-histórico da internet! Bem, para o celular pegar, depende, principalmente, da distância da antena mais próxima, explica Marcelo Jimenez, pesquisador do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio. Mas as chances não são boas. Além de algumas covas serem cobertas com cimento, as operadoras geralmente apontam as antenas para onde há mais usuários. E cemitério, convenhamos, não é desses lugares.


GOSTO DE REMÉDIO

Oh, detentor de todo conhecimento, do que são feitas as cápsulas dos remédios?

Ingrid Philigret,
Rio de Janeiro, RJ

Estamos falando de remédio, espero. São de gelatina. Medicamentos em pó usam cápsulas duras, de gelatina, glicerina e água. Já remédios oleosos têm cápsulas de gelatina mole. A função delas é evitar que a pessoa sinta o gostinho chateador do remédio, diz Gerson Appel, diretor de comunicação da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Atualmente, o mercado disponibiliza até cápsulas vegetais para vegetarianos. Magistral!


ORELHUDOS MEDROS

Por que cães ficam com medo ao escutar rojões?

Maria Clara Godinho
Dogville, Labrador, Canadá*

A famosa reação canina de se esconder ao escutar trovões ou um motoqueiro carente com o escapamento estourado é uma defesa. Eles associam o barulho dos fogos de artifício ao perigo, explica José Mário D¿Almeida, professor do Laboratório de Bioecologia de Insetos e Comportamento Animal da Universidade Federal Fluminense. Ele diz que o medo pode ser instintivo ou adquirido ao longo da vida. Então veja bem onde estourar seus rojões no Ano Novo.


ESPETÁCULO ARACNÍDEO

Oh, senhor do grande livro do bestiário. Por que as aranhas, depois de mortas, viram de costas e encolhem as pernas? Qual a causa de mortes tão teatrais?

Raul Bueno,
Londrina, PR

Vocês estão cada vez melhores ao me invocar. Isso ocorre por causa da perda de equilíbrio e de tônus muscular. Tônus é a tensão que ocorre no músculo relaxado, que ajuda a sustentar o corpo. Quando a aranha morre, o tônus cessa, a musculatura fica rígida e as pernas encolhem, explica Adriano Kury, pesquisador do departamento de aracnologia da UFRJ. Assim, o animal perde equilíbrio e cai sobre o corpo.


KRYPTOCABELO

Como o Super-Homem corta o cabelo?

Giovani Dezavoniarkievicz,
União do Sul, MT

A primeira manifestação a respeito saiu em 1959. A revista explicava que o cabelo dele é indestrutível e não cresce na Terra. Fim de papo. Porém, Steve Younis, da Superman Homepage, site para fãs do herói, diz que ele tem um método para aparar o cabelo pega-rapaz: refletir a visão de calor no espelho. Em 1960, a kriptonita vermelha fez a barba e o cabelo do herói crescerem. O Supercão e a Supergirl usaram suas visões de calor para aparar o herói – que pena, diriam vocês. E parabéns pelo supernome!

*Quem não enviar cidade e estado será carinhosamente detonado pelo oráculo.