Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Cera, titânio e petróleo

Trident White: A dupla dinâmica sabão e tinta (de parede mesmo) é a fórmula secreta para prometer aos seus dentes aquele viço perdido

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 18 fev 2011, 22h00

Renata Mauro

Manitol
Nada como mascar cebola para melhorar o hálito, não é? Pois é da cebola que costuma ser retirado esse adoçante, também encontrado em outros alimentos, como a beterraba. O manitol pode ser usado ainda como diurético em alguns medicamentos. No chiclete, no entanto, ele não tem essa propriedade (ufa!).

Glicerina
Supositórios só amolecem dentro do nosso corpo por causa da glicerina. Aliás, é justamente essa a função da glicerina no chiclete: amolecer dentro do corpo. Não fosse por ela, você quebraria seus dentes cada vez que mastigasse a goma. O motivo do poder amaciante está na composição desse ingrediente: óleos e gordura de origem animal ou vegetal.

Cera vegetal
Nem tudo que reluz é ouro: muitas vezes pode ser só cera mesmo. Extraída da carnaúba, a cera vegetal não apenas dá brilho ao chiclete, mas também forma aquela casquinha que protege o produto. Seu poder de brilho, porém, não é restrito apenas às gomas de mascar – é ela que ajuda a deixar o chão da sua casa limpinho.

Goma base
Como o nome diz, é a base do chiclete – aquela massa que estica e puxa na sua boca. Tradicionalmente era produzida a partir do látex de árvores, mas hoje virou um material sintético, feito de derivados do petróleo, como resina e parafinas. Nosso organismo não consegue digerir a goma, então fique esperto para não engoli-la!

Dióxido de titânio
Esse ingrediente deixa o chiclete tão branquinho quanto a parede da sua casa. Ele é um corante derivado do titânio, um metal extraído de rochas. Por sua capacidade de pintar tudo de branco, é usado em tintas. Mas não pense que ele deixará seu sorriso menos amarelo: no Trident White, a função dele é tingir o chiclete mesmo, e não seus dentes.

Estearato de sódio
Eis o segredo dessa fórmula para prometer uma guaribada na dentadura. O estearato é um sal que age como um faxineiro, ajudando a remover manchas superficiais dos dentes. Se você não for fã de chiclete, procure pelo estearato no bom e velho sabonete.

Lecitina
O gostinho do chiclete não entrega, mas dentro da goma tem um pouquinho de soja. É principalmente da soja – assim como da gema de ovo – que é retirada a lecitina, ingrediente responsável por deixar homogênea toda essa mistura que você acabou de acompanhar. Já pensou como seria sentir cada um desses ingredientes na sua boca?

Fontes: Cadbury; Associação dos Odontologistas do Brasil; Carmen Trindade, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da USP; Glaciane Roland, professora do curso de Alimentos Industrializados das Faculdades Oswaldo Cruz; Isabela Pereira, professora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Continua após a publicidade

Publicidade